A preocupação com a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos no mercado foram os principais fatores que transformaram a certificação em um requisito. Seja como um diferencial ou mesmo uma obrigatoriedade, a certificação vem beneficiando milhares de produtos e agradando cada vez mais consumidores.
No Brasil, entre os inúmeros tipos de certificação de produtos disponíveis, o Sistema de Avaliação de Conformidade criado pelo Inmetro possibilita verificar a adequação dos produtos às normas nacionais e internacionais, atestando qualidade e segurança. Trata-se de um sistema de certificação que poderá ser voluntário ou compulsório, dependendo do produto e dos riscos que possa representar.
Embora os benefícios da certificação sejam diversos, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre o processo e cometem muitos erros antes de obterem seus selos. Isso ocorre pela falta de planejamento, conhecimento e de pessoal qualificado para conduzir os procedimentos junto ao Inmetro.
Além disso, falhas do próprio setor como a falta de padronização dos processos, a falta de estratégia e a carência de feedback prejudicam a celeridade na hora de obter a certificação, causando diversos gastos ao interessado.
O processo de certificação passa por diversas fases e exige, além de uma documentação específica, a realização de testes e auditorias a serem conduzidas junto ao Inmetro, através de um Organismo Certificador de Produtos (OCP). A falta de planejamento e experiência para a obtenção da certificação pode gerar inúmeros custos a uma empresa, além do desgaste causado pela demora.
ELEMENTOS NA CERTIFICAÇÃO INMETRO
Além da certificação dos produtos em si, passando pelos devidos testes e análises, existem outros elementos e etapas que devem ser incluídos no processo para, enfim, obter o registro e o selo Inmetro. Entenda mais com o nosso vídeo:
- Registro INMETRO (Sistema Orquestra) | Yes! Certificações
COMO OTIMIZAR O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO?
Infelizmente, muitas empresas que querem certificar seus produtos acabam delegando essa atividade a colaboradores que não tem conhecimento ou experiência sobre os processos e acabam ficando à mercê de imprevistos e burocracias que geram custos desnecessários.
Neste sentido, a contratação de uma empresa especializada ajuda a planejar todo o processo, preparando a documentação, antecipando eventuais questões que demandem medidas corretivas e prevenindo gastos excessivos. Uma empresa especializada em certificação de produtos ajuda a o obter êxito no processo considerando a máxima economia de tempo e recursos. Estas são as consultorias em certificação de produtos.
Embora pareça um ônus, na ponta do lápis, a contratação de uma empresa pode representar um bônus e permite que seus produtos sejam certificados com a eficiência. Neste sentido, estudar um orçamento adequado à sua empresa pode trazer inúmeros benefícios no futuro, que certamente transformarão gastos em investimentos.
Para quem quer buscar mais espaço no mercado, atestando segurança e qualidade a seus produtos, deve considerar uma empresa especializada na hora de certificar. A Yes! Certificações, desde 2013, oferece total apoio aos empreendedores brasileiros que precisam das certificações Inmetro ou Anatel.
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Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!