Qual a importância do selo INMETRO nos produtos?
É necessário, para o Governo e para todos os cidadãos, ter a garantia de que tudo que está sendo produzido no país é eficiente e seguro, pois a todo momento novos serviços, produtos e empresas surgem no mercado. Da mesma forma com a matéria prima e os produtos que chegam em importações.
No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é o responsável pela certificação de produtos. Criado em 1973, o órgão desenvolveu o selo Inmetro, que tem a função de identificar os produtos que foram aprovados, ou seja, que em sua fabricação e comercialização, as empresas seguiram às normas técnicas.
POR QUE TER O SELO INMETRO?
Na hora de fabricar um produto, existem normas e regulamentações que precisam ser levadas em conta e cumpridas para que ele possa ser colocado no mercado e vendido no Brasil. O Inmetro realiza diversas análises baseadas nos critérios técnicos, principalmente dos riscos à saúde, impactos econômicos, proteção ambiental e segurança. A partir desses estudos, os produtos se dividem em duas categorias: os que são passíveis de certificação compulsória (isto é, obrigatória) e os de certificação voluntária.
Posteriormente, é elaborado um procedimento de avaliação de conformidade para cada produto, que estabelece requisitos mínimos de desempenho e segurança que devem ser atingidos e seguindo diferentes modalidades de avaliação.
O QUE SIGNIFICA O SELO INMETRO FIXADO EM UM PRODUTO?
O selo Inmetro é um símbolo de qualidade para qualquer produto, pois demonstra que ele foi testado, aprovado e segue todas as especificações necessárias. Ou seja, os produtos que apresentam o selo têm a qualidade comprovada e fornecem a segurança ideal aos consumidores. Os produtos que possuem o selo podem ser adquiridos com confiança, pois seguiram regulamentações.
Isso é de extrema importância, por exemplo, aos brinquedos e aos materiais escolares, ambos consumidos pelas crianças – logo, não podem oferecer qualquer tipo de risco. Eletrodomésticos e eletrônicos com alimentação elétrica, além do selo Inmetro, devem trazer selos relacionados à segurança e eficiência energética.
O objetivo do Inmetro, então, é que as empresas nacionais aumentem a produtividade e melhorem a qualidade de seus produtos e serviços. Isso significa que a certificação de um produto oferece segurança em seu uso para o consumidor, principalmente quando os produtos são elétricos que, se forem de má qualidade, podem acarretar diversos problemas, inclusive graves danos patrimoniais e à vida.
QUAIS PRODUTOS PRECISAM TER O SELO INMETRO?
A certificação dos produtos pode ser obrigatória ou voluntária. Produtos que não possuem a aprovação do órgão podem gerar multas para as empresas quando a certificação é compulsória. No caso de produtos em que a certificação é voluntária, o fabricante pode solicitá-la para agregar valor a sua marca.
Desse modo, adquirir produtos e verificar se eles possuem o selo Inmetro, portanto, é evitar correr riscos desnecessários, principalmente para a sua saúde e segurança. Alguns produtos que são passíveis da certificação compulsória são:
- Brinquedos;
- Artigos escolares;
- Artigos para festas;
- Adaptadores de plugues e tomadas;
- Andadores, cadeiras de alimentação e berços infantis;
- Colchões de mola;
- Disjuntores;
- Fornos de micro-ondas;
- Lâmpadas LED com dispositivo integrado à base;
- Máquinas de lavar roupa de uso doméstico;
- Panelas metálicas;
- Pneus de bicicletas de uso adulto.
O QUE O INMETRO ANALISA PARA A CERTIFICAÇÃO?
Entre as análises feitas pelo Inmetro para garantir a nossa segurança no dia a dia, podem ser destacadas:
- A temperatura de uma geladeira;
- A quantidade de produto dentro de uma embalagem;
- A velocidade de um automóvel;
- O consumo de energia de um eletrodoméstico;
- Quantidade de peças e componentes;
- Qualidade dos elementos utilizados;
- O volume de um líquido.
SELO INMETRO: A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR
Toda vez em que há a comercialização de um produto com o selo Inmetro, o consumidor tem a garantia de que não está sendo lesado, que os valores informados estão certos e que os produtos são seguros e seguem as normas e regulamentações estabelecidas. Qualquer divergência que venha a ser percebida, o consumidor pode comunicar a falha para o órgão e/ou para o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
EMPRESA: CONTE COM UM PARCEIRO CONFIÁVEL
Evite prejuízos e atrasos com a certificação de produtos. Nossa equipe está exclusivamente focada em permitir que você comercialize seus produtos sem a preocupação com certificação de produtos Inmetro. Entre em contato no formulário abaixo e nos conte sua necessidade.