class="post-template-default single single-post postid-4753 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Módulo Fotovoltaico

Módulo Fotovoltaico: entenda como certificar antes de vender

Nos sistemas elaborados para captação e transformação da energia solar, é essencial contar com equipamentos seguros e com eficiência comprovada. O chamado módulo fotovoltaico é um dos mais importantes destes componentes, mais conhecido como placa ou painel solar.

A expansão da energia solar no país é um motivador para que as empresas tragam tais equipamentos para o mercado nacional, mas nesse cenário é importante saber que todos itens necessários para a montagem de um sistema de geração de energia elétrica tem certificação compulsória pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Neste artigo, apresentaremos alguns detalhes sobre a certificação dos módulos fotovoltaicos para que você se prepare para vendê-los. Confira!

Avaliações nas Placas Solares

Os módulos fotovoltaicos estão incluídos na Portaria Inmetro nº 004/2011, juntamente aos demais equipamentos que compõem os sistemas de energia fotovoltaica (solar).

O objetivo desta norma é estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade e também o modelo adequado de Etiquetagem, com utilização da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e atendendo aos requisitos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), visando à eficiência energética e a segurança necessária para consumidores e instalações

Um dos testes realizados no processo de certificação é o de ‘Eficiência máxima do módulo fotovoltaico nas condições padrão de teste’. Nele, são mensuradas a razão entre a potência elétrica máxima fornecida pelo módulo e o produto da área do módulo pela irradiância, nas mesmas condições padrão de teste.

Ainda são realizados ensaios em laboratórios voltados para identificação de possíveis falhas que possam prejudicar o funcionamento dos sistemas e colocar consumidores finais em risco. São exemplos de avaliações:

  • Tratamento prévio de 5 kWh/m2;
  • Inspeção Visual;
  • Determinação da potência máxima (Flash test);
  • Isolamento elétrico;
  • Resistência de isolamento em condições de umidade.

Como solicitar a certificação e registro

O primeiro passo é conhecer a portaria do Inmetro e suas atualizações em detalhes. Ali estarão listados todos processos obrigatórios e a documentação necessária para conquistar o registro e selo Inmetro. Será necessário dar início à certificação, etapa em que um fornecedor autorizado pelo Inmetro (um Organismo de Certificação de Produtos) conduzirá os testes e demais avaliações adequadas aos módulos fotovoltaicos.

Só com essa certificação, voltada também para a Etiquetagem Compulsória, é realizado o Registro do Objeto pelo Inmetro, ato que autoriza a utilização do selo de identificação da conformidade e a comercialização do produto.

Os procedimentos de certificação de produtos Inmetro são complexos, mas isso não pode ser um impeditivo para sua empresa! Com instruções corretas e as orientações e acompanhamento de fornecedores especializados, fica mais simples alcançar a certificação e registro dos módulos fotovoltaicos e qualquer outro item que compõe os sistemas de energia solar.

A Yes! Certificações acompanha todas as novidades neste mercado para oferecer consultoria aos empreendedores que querem trabalhar com as placas solares no Brasil. Precisa certificar? Fale com nosso time de consultores e encontre as melhores soluções para seus produtos e empresa. Nossos contatos estão aqui embaixo, ou você pode saber mais diretamente em nossa página de Certificação Inmetro.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.