class="post-template-default single single-post postid-4752 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Burocracia na certificação de produtos

Burocracia na certificação de produtos: como evitá-la?

Tratando da certificação de produtos no Brasil, já podemos esperar uma certa burocracia independentemente do órgão regulamentador. Os procedimentos de avaliação, certificação e registro ou homologação de produtos, processos ou sistemas contam com muitas etapas, exigências e partes envolvidas.

Para agravar este cenário, as empresas pequenas e mesmo os importadores individuais se prejudicam pela falta de informação e a pouca compreensão sobre toda a legislação e portarias específicas sobre a certificação de produtos.

Ainda assim, utilizando a informação, contatos estratégicos e uma ótima organização, é possível evitar e contornar a burocracia em torno da certificação de produtos. Entenda tudo isso nos próximos tópicos.

Por que é tão burocrático certificar produtos?

Muitos estudos internacionais já verificaram que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo, e não exclusivamente sobre os procedimentos para certificar e registrar algum produto. Um dos fatores que influenciam nisso é a distribuição das etapas de um mesmo processo em diferentes empresas e órgãos, criando ainda uma dependência que não permite avanços mais rápidos.

Aos poucos, a legislação e o mercado brasileiro se regula e atualiza para que a certificação de produtos fique mais simples. Neste ponto, fica clara a importância de se manter atento às notícias e últimas decisões dos órgãos regulamentadores.

Como vamos apresentar no próximo tópico, muitas empresas e profissionais se especializam em processos específicos justamente para ajudar outros empreendedores a driblar a burocracia e ainda evitar possíveis complicações para seus negócios e objetivos. Isso só é viável justamente pelas complicações presentes nos mais diversos procedimentos oficiais e obrigatórios.

Enfim, vamos compartilhar agora os principais meios de evitar ou ao menos contornar os principais empecilhos para conquistar sua certificação de produtos.

Dicas para evitar a burocracia

A primeira dica você provavelmente já conhece e está se preparando em volta dela: é essencial se organizar começando pelo conhecimento de todos detalhes da portaria específica ao seu produto. Todas as portarias da Anatel e do Inmetro estão disponíveis online, inclusive com atalhos para as versões mais atualizadas.

Os dois órgãos também contam com manuais e outros documentos informativos que podem ajudar na interpretação das portarias e na melhor compreensão sobre todo o processo de certificação.

A segunda dica, depois da informação, é para que você organize toda a documentação, as amostras do produto e mais elementos físicos que serão solicitados para as avaliações e posterior certificação. Mais cedo ou mais tarde você perceberá que o cumprimento dos prazos é uma das chaves para ter sucesso, logo é melhor já ter tudo preparado caso novas demandas surjam.

E ainda relembrando o que citamos acima, uma forma de evitar a burocracia é buscar o apoio ou serviços de consultorias para a certificação de seus produtos. As consultorias vão agregar experiência e conhecimento teórico e prático para que sua empresa conquiste a certificação, homologação e registro com mais agilidade. Prazos, documentações e a gestão de fornecedores, entre outros elementos, contarão com a atenção e acompanhamento da consultoria.

Para concluir este tema, sugerimos que você confira também como contratar uma Consultoria para Certificação de Produtos.

A Yes! Certificações pode te ajudar neste objetivo! Nossos contatos estão aqui abaixo, nos procure e saiba como podemos ajudar a sua empresa a conquistar a certificação Inmetro ou Anatel.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.