No cenário cada vez mais competitivo, empresas de todos os setores têm como demanda principal a inovação de produtos para garantir que o que chega até o mercado esteja em conformidade com as normas de qualidade e segurança.
A certificação de produtos é obrigatória em alguns casos, mas mesmo naqueles em que é voluntária, contribui para agregar valor à marca da empresa, pois demonstra o empenho em garantir a confiança do consumidor e também diferenciar-se da concorrência.
Nos próximos tópicos, trazemos alguns pontos importantes sobre a inovação e certificação de produtos e como atuar para conquistá-las.
O que significa inovar?
Inovar, por definição no dicionário, está associado a produção de algo novo ou introdução de novidades, entre outros significados, sendo assim, um dos principais desafios e motivos pelos quais nos desenvolvemos enquanto sociedade. Tratando-se especificamente de processos produtivos e resultados esperados, a inovação é sempre vista como um investimento e também um diferencial que pode trazer retornos a curto, médio e longo prazo.
Desta maneira, podemos considerar a inovação de produtos e processos como uma meta a ser alcançada para o sucesso de um negócio em vários aspectos: para a imagem da marca no mercado, para a otimização produtiva, para a rentabilidade e lucratividade, entre outros.
Como conquistar o diferencial competitivo
Tornar uma empresa única frente ao mercado significa investir em inovação em diferentes áreas, considerando a necessidade de que todos os processos estejam alinhados ao crescimento e sustentabilidade da empresa. Para além de superar os concorrentes, conquistar o diferencial competitivo também garante que todas as ações estejam alinhadas à leis, normas e demais regulamentações que refletem boas práticas adotadas internamente.
Estratégias para aperfeiçoar o atendimento, a qualidade de produtos e serviços oferecidos e a gestão eficiente em todos os processos trazem ganhos importantes e fundamentais para qualquer empresa, independentemente do setor de atuação.
Benefícios da certificação de produtos
Existem diferentes tipos de certificação para produtos com o objetivo de avaliar a conformidade destes em relação às normas técnicas, junto aos principais organismos regulamentadores, a exemplo do Inmetro, para maioria das famílias de produtos, e da Anatel, para os produtos e serviços da área de telecomunicações.
Certificar os produtos permite, portanto, que uma empresa garanta selos e certificados que sinalizam a conformidade com padrões de qualidade, segurança, eficiência e outros pontos relevantes para a competir no mercado frente a outras marcas.
Primeiros passos para certificação
Para conquistar a certificação de produtos, é necessário cumprir requisitos mínimos estabelecidos nas normas técnicas de cada regulamentação. Sendo assim, o primeiro passo é a pesquisa sobre qual (ou quais) tipo de certificação se aplicam à sua empresa e, neste caso, ao seu produto. Aqui, vale reforçar que algumas famílias e categorias de produtos possuem certificação compulsória, ou seja, obrigatória.
A partir disso, é importante que a empresa esteja atenta à portaria, no caso do Inmetro, ou a decretos, leis e manuais que regulamentam os procedimentos para certificação. Desta maneira, pode ser necessário implementar ou ajustar processos produtivos, matérias-primas, armazenamento, transporte e outros pontos que possam influenciar sobre a qualidade e segurança oferecida pelos produtos.
Em dúvida se a certificação é uma obrigatoriedade para sua empresa? Saiba neste outro artigo se o seu produto precisa ser certificado.
Se você quer certificar um produto, saiba mais aqui!
Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!