class="post-template-default single single-post postid-4854 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

agilizar a certificação de seus produtos

4 dicas para agilizar a certificação de seus produtos

Empresas e empreendedores brasileiros sabem bem como os procedimentos regulatórios são complexos e burocráticos. Além de todas as demandas financeiras e fiscais, seus produtos e processos precisam passar por certificação e registro em órgãos específicos, com destaque para o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Especificamente na certificação de produtos, a demora e possíveis complicações no processo podem ser bastante prejudiciais para a empresa, impactando fabricantes, vendedores e/ou importadores. Aliás, lembre-se que tanto a certificação Inmetro como a homologação Anatel devem ser conquistadas antes dos produtos importados chegarem ao país, correndo o risco da mercadoria ser barrada, devolvida ou apreendida.

Mas sim, é possível agilizar a certificação de produtos seguindo algumas práticas. Vamos listá-las logo aqui abaixo. Confira e anote as dicas, a última é um convite especial.

Entenda a portaria relacionada

O primeiro ponto é relativamente simples: encontrar a portaria específica que regulamenta o seu produto. Este é um documento com valor de lei que traz todas as informações relacionadas ao procedimento de certificação, registro e/ou homologação do produto e a família relacionada.

É nele que você já vai entender quais são os modelos viáveis de avaliação e certificação, os testes necessários, prazos, possíveis fornecedores, validade, etc. Leia com atenção e busque informações nas fontes oficiais, os próprios órgãos regulamentadores. Notícias do mercado também são relevantes.

Prepare a documentação

Depois de consultar a portaria específica, é o momento de preparar toda a documentação, além de amostras do produto, solicitada para os procedimentos de avaliação. A atenção neste ponto garante que o processo transcorra sem erros, logo também mais ágil.

Especificamente nos produtos importados, garanta também as licenças e pagamentos necessários. Certificações e manuais de fabricantes estrangeiros também podem ser cobrados.

Alcance os fornecedores

O processo de certificação não é realizado pelo órgão regulamentador! Existem laboratórios e empresas autorizadas e treinadas para essa responsabilidade: Organismos de Certificação de Produtos (OCPs) para o Inmetro e Organismos de Certificação Designados (OCDs) para a Anatel.

A gestão destes fornecedores é essencial para garantir que sua certificação saia em tempo hábil. Eles podem cobrar documentos faltantes ou ainda estender prazos para que você adeque o produto, logo a comunicação com OCP ou OCD deve ser direta e atenta.

Conte com uma consultoria especializada

Já foi possível notar, com estes tópicos anteriores e provavelmente até pela sua própria experiência, que uma complicação do processo de certificação de produtos é a necessidade de acompanhar etapas, fornecedores e demandas pontuais com total atenção. Para empresas que ainda não conhecem todos os procedimentos, o processo fica ainda mais complexo e sujeito a falhas.

Para as pequenas, médias e mesmo grandes empresas, o serviço de uma consultoria para certificação de produtos ajuda muito! Existem profissionais e empresas que agregam conhecimento teórico e prático para lidar com as demandas da certificação compulsória de produtos.

Que tal contar com o apoio dos especialistas da Yes! Certificações? São 8 anos de experiência na orientação e gestão de todas etapas para a certificação de produtos, processos e sistemas junto ao Inmetro e a Anatel. Expertise para que sua empresa foque no que é mais importante: vendas!

Entre em contato com o formulário aqui no final da página, onde também estão nosso e-mail, telefone e WhatsApp.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.