class="post-template-default single single-post postid-4856 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Inovação e Certificação de Produtos

Inovação e Certificação de Produtos como diferenciais de mercado

No cenário cada vez mais competitivo, empresas de todos os setores têm como demanda principal a inovação de produtos para garantir que o que chega até o mercado esteja em conformidade com as normas de qualidade e segurança.

A certificação de produtos é obrigatória em alguns casos, mas mesmo naqueles em que é voluntária, contribui para agregar valor à marca da empresa, pois demonstra o empenho em garantir a confiança do consumidor e também diferenciar-se da concorrência.

Nos próximos tópicos, trazemos alguns pontos importantes sobre a inovação e certificação de produtos e como atuar para conquistá-las.

O que significa inovar?

Inovar, por definição no dicionário, está associado a produção de algo novo ou introdução de novidades, entre outros significados, sendo assim, um dos principais desafios e motivos pelos quais nos desenvolvemos enquanto sociedade. Tratando-se especificamente de processos produtivos e resultados esperados, a inovação é sempre vista como um investimento e também um diferencial que pode trazer retornos a curto, médio e longo prazo.

Desta maneira, podemos considerar a inovação de produtos e processos como uma meta a ser alcançada para o sucesso de um negócio em vários aspectos: para a imagem da marca no mercado, para a otimização produtiva, para a rentabilidade e lucratividade, entre outros.

Como conquistar o diferencial competitivo

Tornar uma empresa única frente ao mercado significa investir em inovação em diferentes áreas, considerando a necessidade de que todos os processos estejam alinhados ao crescimento e sustentabilidade da empresa. Para além de superar os concorrentes, conquistar o diferencial competitivo também garante que todas as ações estejam alinhadas à leis, normas e demais regulamentações que refletem boas práticas adotadas internamente.

Estratégias para aperfeiçoar o atendimento, a qualidade de produtos e serviços oferecidos e a gestão eficiente em todos os processos trazem ganhos importantes e fundamentais para qualquer empresa, independentemente do setor de atuação.

Benefícios da certificação de produtos

Existem diferentes tipos de certificação para produtos com o objetivo de avaliar a conformidade destes em relação às normas técnicas, junto aos principais organismos regulamentadores, a exemplo do Inmetro, para maioria das famílias de produtos, e da Anatel, para os produtos e serviços da área de telecomunicações.

Certificar os produtos permite, portanto, que uma empresa garanta selos e certificados que sinalizam a conformidade com padrões de qualidade, segurança, eficiência e outros pontos relevantes para a competir no mercado frente a outras marcas.

Primeiros passos para certificação

Para conquistar a certificação de produtos, é necessário cumprir requisitos mínimos estabelecidos nas normas técnicas de cada regulamentação. Sendo assim, o primeiro passo é a pesquisa sobre qual (ou quais) tipo de certificação se aplicam à sua empresa e, neste caso, ao seu produto. Aqui, vale reforçar que algumas famílias e categorias de produtos possuem certificação compulsória, ou seja, obrigatória.

A partir disso, é importante que a empresa esteja atenta à portaria, no caso do Inmetro, ou a decretos, leis e manuais que regulamentam os procedimentos para certificação. Desta maneira, pode ser necessário implementar ou ajustar processos produtivos, matérias-primas, armazenamento, transporte e outros pontos que possam influenciar sobre a qualidade e segurança oferecida pelos produtos.

Em dúvida se a certificação é uma obrigatoriedade para sua empresa? Saiba neste outro artigo se o seu produto precisa ser certificado.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.