Empresas e empreendedores brasileiros sabem bem como os procedimentos regulatórios são complexos e burocráticos. Além de todas as demandas financeiras e fiscais, seus produtos e processos precisam passar por certificação e registro em órgãos específicos, com destaque para o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Especificamente na certificação de produtos, a demora e possíveis complicações no processo podem ser bastante prejudiciais para a empresa, impactando fabricantes, vendedores e/ou importadores. Aliás, lembre-se que tanto a certificação Inmetro como a homologação Anatel devem ser conquistadas antes dos produtos importados chegarem ao país, correndo o risco da mercadoria ser barrada, devolvida ou apreendida.
Mas sim, é possível agilizar a certificação de produtos seguindo algumas práticas. Vamos listá-las logo aqui abaixo. Confira e anote as dicas, a última é um convite especial.
Entenda a portaria relacionada
O primeiro ponto é relativamente simples: encontrar a portaria específica que regulamenta o seu produto. Este é um documento com valor de lei que traz todas as informações relacionadas ao procedimento de certificação, registro e/ou homologação do produto e a família relacionada.
É nele que você já vai entender quais são os modelos viáveis de avaliação e certificação, os testes necessários, prazos, possíveis fornecedores, validade, etc. Leia com atenção e busque informações nas fontes oficiais, os próprios órgãos regulamentadores. Notícias do mercado também são relevantes.
Prepare a documentação
Depois de consultar a portaria específica, é o momento de preparar toda a documentação, além de amostras do produto, solicitada para os procedimentos de avaliação. A atenção neste ponto garante que o processo transcorra sem erros, logo também mais ágil.
Especificamente nos produtos importados, garanta também as licenças e pagamentos necessários. Certificações e manuais de fabricantes estrangeiros também podem ser cobrados.
Alcance os fornecedores
O processo de certificação não é realizado pelo órgão regulamentador! Existem laboratórios e empresas autorizadas e treinadas para essa responsabilidade: Organismos de Certificação de Produtos (OCPs) para o Inmetro e Organismos de Certificação Designados (OCDs) para a Anatel.
A gestão destes fornecedores é essencial para garantir que sua certificação saia em tempo hábil. Eles podem cobrar documentos faltantes ou ainda estender prazos para que você adeque o produto, logo a comunicação com OCP ou OCD deve ser direta e atenta.
Conte com uma consultoria especializada
Já foi possível notar, com estes tópicos anteriores e provavelmente até pela sua própria experiência, que uma complicação do processo de certificação de produtos é a necessidade de acompanhar etapas, fornecedores e demandas pontuais com total atenção. Para empresas que ainda não conhecem todos os procedimentos, o processo fica ainda mais complexo e sujeito a falhas.
Para as pequenas, médias e mesmo grandes empresas, o serviço de uma consultoria para certificação de produtos ajuda muito! Existem profissionais e empresas que agregam conhecimento teórico e prático para lidar com as demandas da certificação compulsória de produtos.
Que tal contar com o apoio dos especialistas da Yes! Certificações? São mais de 10 anos de experiência na orientação e gestão de todas etapas para a certificação de produtos, processos e sistemas junto ao Inmetro e a Anatel. Expertise para que sua empresa foque no que é mais importante: vendas!
Conheça mais sobre:
Entre em contato com o formulário aqui no final da página, onde também estão nosso e-mail, telefone e WhatsApp.
Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!