Produtos com o selo Inmetro atestam ao consumidor a qualidade e segurança de estar adquirindo produtos confiáveis, já que esses foram testados de acordo com as normas e requisitos técnicos estabelecidos no país e também internacionalmente.
Além de importante, o processo de certificação no Inmetro é obrigatório para alguns tipos de produtos. Fabricantes, importadores e responsáveis pela comercialização devem ter atenção desde o enquadramento desses produtos nos modelos de certificação às portarias que os regulamentam.
Ao longo das etapas desse processo podem surgir problemas na certificação Inmetro, com diferentes origens. Nos próximos tópicos, entenda quais são os principais e como você pode contorná-los.
Enquadramento do tipo de produto
Esse é o primeiro passo para a certificação Inmetro. Antes de iniciar o processo, é preciso entender as especificidades do modelo, normas e regulamentos técnicos para certificação de conformidade de cada tipo de produto.
A escolha equivocada do modelo de certificação pode aumentar os custos e os prazos de execução do processo. Esteja atento às portarias do Inmetro para entender as diferenças entre os modelos e avaliar qual melhor se enquadra para a estratégia da empresa.
Atrasos e prazos excedidos
Os prazos estabelecidos para entregas de documentação e a agilidade na revisão das etapas que necessitem ajustes devem ser rigorosamente cumpridos.
O atraso na resposta para solicitação de correções pelo organismos de certificação e o não cumprimento dentro das datas estabelecidas pode estender ou mesmo levar ao cancelamento do processo de certificação do produto.
Quando o produto já possui a certificação, o cancelamento do certificado Inmetro e a consequente impossibilidade de importação e comercialização dos produtos podem gerar multas com origem na fiscalização massiva, além de impossibilitar o comércio de produtos que já haviam passado pelo processo de certificação.
Neste ponto, é importante estar atento a todos os prazos estabelecidos e manter uma agenda organizada para que esses atrasos não atrapalhem o processo de certificação.
Documentação errada ou faltante
Um simples erro no preenchimento ou documentação faltante podem levar ao atraso da emissão do certificado de conformidade, ou mesmo o cancelamento de todo o processo. Devido a complexidade da certificação Inmetro e o volume de documentos exigidos, é comum surgirem dúvidas sobre quais são eles, além de como e quando apresentá-los.
Por esse motivo, é de extrema importância manter todos os documentos organizados e redobrar a atenção com o que for solicitado pelo OCP, justamente para ganhar tempo na resolução de problemas e evitar prejuízos.
Dificuldade de comunicação com fornecedores
O Organismo de Certificação de Produto (OCP), os laboratórios acreditados e o próprio Inmetro constam como partes às quais você terá que se reportar ao longo do processo. O modo e as plataformas para se comunicar e gerenciar o relacionamento com essas instituições têm especificidades que variam de acordo com as etapas da certificação.
O Sistema Orquestra, plataforma utilizada para comunicação com o Inmetro, exige conhecimento técnico e experiência para prever saídas e soluções viáveis para possíveis reprovações ao longo do processo. Novamente, esse é um ponto que pode ser facilmente superado com o devido apoio de uma consultoria em certificação de produtos.
Falta de tempo para gerenciar o processo
Um dos principais problemas na certificação de produtos no Inmetro está relacionado ao tempo do solicitante em gerenciar o processo e todas as partes envolvidas.
A dificuldade encontra-se justamente em conciliar a rotina administrativa e ao mesmo tempo fazer o acompanhamento etapa a etapa, cobrando a resposta rápida dos OCPs e laboratórios.
Estando dentro dos prazos e das exigências técnicas, fica mais fácil corrigir rapidamente os imprevistos, buscando soluções para possíveis reprovações para que a emissão do certificado não sofra atrasos ou risco de não ser concluída.
Como resolver os problemas de certificação Inmetro?
Com agilidade, conhecimento técnico e previsibilidade de problemas que podem surgir durante o processo de certificação.
Nesta última situação, especificamente, a melhor maneira de resolvê-los é antecipar-se com as soluções, ou seja, se prevenir mapeando todas as etapas e necessidades próprias do seu produto.
Para se resguardar contra prejuízos pela falta de tempo para gerenciamento do processo e evitar (ou superar) outros problemas comuns, entenda como uma consultoria para certificação de produtos Inmetro pode ajudar.
Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!