class="post-template-default single single-post postid-4742 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

certificação de panelas metálicas

Entenda como funciona a certificação de panelas metálicas

Tendo em vista a segurança de consumidores durante o uso de produtos no dia a dia, a certificação de panelas metálicas e utensílios domésticos em metal é prevista pela Portaria Inmetro nº 419/2012, sendo esta obrigatória para que esses produtos, de origem nacional ou importados, possam ser comercializados no Brasil.

O conjunto de ensaios previstos nos Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) diz respeito as características como a composição físico-química destes produtos, bem como sua mecânica de funcionamento, válvulas de segurança e outros pontos que podem ser, ou não, aprovados pela regulamentação.

Entenda, nos próximos tópicos, como funciona a certificação de panelas metálicas.

Agrupamentos em famílias

A Portaria Inmetro nº 419/2012 agrupa em famílias os utensílios e panelas metálicas para certificação. Esses itens são, primeiro, classificados segundo o escopo que diz respeito ao seu uso.

  1. uso em forno, com diagonais entre 28 e 76 cm (incluindo estas medidas);
  2. uso em fogão, com capacidade volumétrica de até 17L;
  3. panelas de pressão com capacidade volumétrica de até 30L.

Família de Utensílios:

  • Família 1 – Abafador, assadeira, churrasqueira, forma, formas de pizza fechadas, formas para fonte direta de calor, marmita, merendeira, tabuleiro e torteira;
  • Família 2 – Bifeteira, bistequeira, crepeira, frigideira, omeleteira, paellera, panquequeira, tapioqueira e wok;
  • Família 3 – Bule, cafeteira, caneca, chaleira, fervedor e leiteira;
  • Família 4 – Banho-maria, caçarola, caldeirão, espagueteira, molheira, cuscuzeira, cozedor a vapor, panela, papeiro, pipoqueira, pudinzeira e tacho.

Família de Panelas de Pressão:

Grupo de modelos de panelas de pressão com capacidades volumétricas diferentes, respeitando o mesmo projeto, diâmetro interno, material construtivo, tipo de revestimento, tipo de fechamento e pressão de trabalho.

Modelos de certificação

Fabricantes, importadores e demais interessados pela comercialização dos produtos descritos nas famílias acima, devem atentar-se também aos modelos de certificação possíveis, em acordo com o RAC.

  • Modelo de Certificação 4 – Ensaio de tipo seguido de verificação através de ensaio em amostras retiradas no comércio e no fabricante, sendo válido somente para Micro e Pequena Empresa (MPE);
  • Modelo de Certificação 5 – Ensaio de tipo, avaliação e aprovação do Sistema de Gestão da Qualidade do fabricante, acompanhamento através de auditorias no fabricante e ensaio em amostras retiradas no comércio e no fabricante;
  • Modelo de Certificação 1b ou 7 – Ensaio de lote.

Estes modelos têm como principal objetivo garantir a avaliação de conformidade de todos os critérios para que atendam os padrões mínimos de qualidade, considerando a natureza, processo produtivo, características da matéria-prima, aspectos econômicos e nível de confiança necessário para cada utensílio ou panela metálica.

Como fazer a certificação de panelas metálicas

Para solicitar a certificação de utensílios e panelas metálicas, o interessado deve, em primeiro lugar, descobrir qual é o enquadramento do seu produto no escopo correto para certificação. Esse procedimento é útil para evitar erros já no começo do processo de certificação junto ao Inmetro e que podem gerar diversos prejuízos para as empresas.

Ao certificar panelas e utensílios metálicos, vale a pena contar com a consultoria dos especialistas da Yes! Certificações. Nossa equipe é preparada para encontrar a melhor solução para cada empresa e produto: entre em contato e solicite uma proposta.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.