Diante da obrigatoriedade de certificar alguns produtos na Anatel e/ou no Inmetro, principais organismos de regulamentação e certificação no Brasil, fabricantes, importadores e demais empresas responsáveis pela comercialização se deparam com a complexidade dos processos.
Cada organismo de certificação possui etapas e requisitos técnicos que devem ser cumpridos com rigor, como o envio correto das documentações e prazos para respostas diante a solicitações. O contrário a isso pode implicar em atrasos, retrabalho e até mesmo a não conclusão do processo.
Sabemos que a rotina administrativa de uma empresa, por si só, não dispõe de tempo para se dedicar a esse processo, e contratar uma consultoria para certificação de produtos desde o início do processo pode ajudar a evitar prejuízos. Com base na nossa experiência, explicaremos o que considerar neste momento.
Por que contratar uma consultoria
Se você já pesquisou sobre a certificação de produtos e sabe que o seu produto tem a certificação compulsória, ou seja, obrigatória, independentemente se para o Inmetro ou a Anatel, sabe que é necessário que esta seja feita para evitar embargos, multas e outras sanções que impedem a comercialização.
Existem ainda situações onde o processo de certificação já foi iniciado mas, por irregularidade nas informações apresentadas aos organismo ou perda de prazos, tenha sido barrado. Há casos que isso pode acontecer por erros já no enquadramento na categoria de certificação, um dos primeiros passos do processo.
Ao contratar uma consultoria para certificação de produtos, sua empresa poderá evitar prejuízos e também ganhará tempo para se dedicar ao próprio negócio. Então, saiba o que considerar nessa decisão.
O que avaliar?
Assim como qualquer outro prestador de serviços, é importante ter referências sobre a consultoria para certificação. Atualmente, o principal canal, além das indicações de outros clientes, é a internet, e você pode aproveitar a facilidade de acesso para verificar informações como:
Experiência: tratando-se de um serviço especializado em lidar com órgãos governamentais e outras instituições e fornecedores, vale a pena verificar qual é o histórico da empresa, quais clientes ela já atendeu e se algum deles tem um produto relacionado a estas demandas.
Portfólio de serviços: além do portfólio de clientes, é importante saber quais serviços a consultoria atende dentro do processo de certificação e como ela realiza este acompanhamento. São diversas portarias, normas, requisitos técnicos e outras tantas burocracias que precisam de dedicação e entendimento para evitar erros e falta de adequação.
Comunicação entre as partes: assim como as etapas, também estão envolvidos organismos, laboratórios e outras entidades acreditadas pelos órgãos que fazem parte de todo o processo. É necessário que a consultoria tenha habilidade para gerenciar a comunicação entre todas elas, a fim de evitar falhas ou atrasos no andamento do processo.
Prazo nas entregas: o cumprimento de prazos é fundamental para que tudo ocorra dentro do planejado. Pode ser solicitado, nesse caminho, a inclusão ou revisão de dados e informações, e a agilidade na resposta se torna fundamental.
Como solicitar uma proposta para certificação de produtos
Considerando todos estes pontos na contratação da empresa de consultoria para Certificação de Produtos, será necessário solicitar uma proposta para o serviço. Neste momento, conte com a equipe de especialistas da Yes! Certificações. Desde 2013, oferecemos total apoio aos empreendedores brasileiros que precisam das certificações Inmetro ou Anatel.
Cuidamos de todo o processo de certificação para que você cuide do que mais importa: o crescimento da sua empresa. Fale com um de nossos consultores.
Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!