O empresário enfrenta desafios diários na condução de seu negócio. Identificar as oportunidades para obter ganho de produtividade é um deles. Nesse sentido, a terceirização de serviços se apresenta como alternativa cada vez mais utilizada pelas organizações. Isto porque os modernos modelos de gestão indicam que a companhia deve se concentrar na essência do negócio, repassando atividades para empresas especializadas.

A decisão de terceirizar serviços leva em consideração questões como a disponibilidade financeira, o cumprimento de prazos e obtenção de resultados. Outro elemento importante é a identificação de uma terceirizada com capacidade de oferecer serviços de qualidade inquestionável. Tal exigência ganha ainda mais peso em atividades que requerem alto nível de especialização técnica.

Complexidade de serviços terceirizados

Serviços com elevado grau de complexidade, como os relativos à certificação INMETRO e ANATEL, costumam ser terceirizados. Isto porque há barreiras técnicas, processos que exigem especialização, além da necessidade de especialistas altamente capacitados. A contratação, o treinamento e a manutenção de uma equipe com esse perfil demandam investimentos pesados. Logo, a alternativa mais indicada é a terceirização.

No caso da terceirização do serviço de certificação, a empresa implanta sistema de gestão de qualidade, efetua inspeções, promove auditorias e realiza treinamentos. Sua atuação permite identificar a falta de padronização em processos, o gasto elevado de recursos, o desperdício de tempo na conclusão de projetos, as falhas no planejamento estratégico e os problemas relativos à qualificação de fornecedores.

Vantagens da tercerização

O processo de terceirização apresenta inúmeras vantagens para a empresa. Elas podem ser notadas rapidamente no dia-a-dia da companhia, logo após a contratação do fornecedor do serviço. Entre os benefícios da estratégia de gestão, destacam-se:

  •          foco nos processos específicos do negócio;
  •          simplificação das ações do negócio;
  •          utilização de mão-de-obra treinada e capacitada pela terceirizada;
  •          racionalização do tempo e de recursos humanos;
  •          eliminação de gastos com treinamento;
  •          redução dos custos operacionais;
  •          maior flexibilidade para se adequar às mudanças do mercado;
  •          aumento da competitividade;
  •          maior produtividade.

A chegada de uma empresa terceirizada à organização vai além da relação contratante-contratado. Ela marca o início de uma parceria. A expertise na execução de um serviço tem a capacidade de alavancar resultados e contribuir para a o crescimento da companhia. Além disso, ela tem a ganhar no contato com a visão “de fora” do negócio, muitas vezes responsável pela percepção de obstáculos à melhoria de desempenho.

Desde a década de 1970, quando o sistema deu seus primeiros passos no país, a terceirização vem se consolidando como opção estratégica para diversos segmentos da atividade econômica. Naqueles setores em que há forte demanda por excelência técnica e que apresentam competição acirrada, a contratação de fornecedores de serviços dá maior agilidade às empresas. Com planejamento e critérios rigorosos na seleção da terceirizada, as organizações se modernizam e crescem mais rapidamente.

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