Além da diversão, o brinquedo tem a função educativa, que auxilia na construção do raciocínio lógico. Por suas vantagens e benefícios, a indústria do setor de certificação de brinquedo é uma das maiores do Brasil, se adaptando ao novo momento do mercado e trabalhando para se manter ativo mesmo com a concorrência dos aparelhos eletrônicos.
Para manter a importância na construção da educação das crianças, é necessário que além de educar, os brinquedos possam ser confiáveis, para que o processo de aprendizagem seja divertido e seguro. Dessa forma, o INMETRO entrou nesse assunto.
Veja também: Certificação de brinquedos educativos: por que é tão importante?
Quando começou o processo de certificação de brinquedos?
O processo para certificação de brinquedos INMETRO começou em 1988, a partir da Portaria 177, que se tornou uma força de obrigação. Portanto, todos os produtos fabricados ou comercializados no Brasil precisavam estar certificados dentro das exigências do órgão.
Durante todo este tempo, diversas atualizações foram realizadas no regulamento até a Portaria 302/2021 que regula a fabricação de brinquedos voltados para o público infantil na faixa de 0 a 14 anos de idade com parâmetros de segurança e qualidade para uso de longa duração.
Sendo assim, os produtos que passam por todos os testes de qualidade exigidos pela regulamentação, recebe o selo de segurança do INMETRO, que o certifica de ser seguro e autorizado para venda.
Entretanto, existem vários modelos de selos de segurança. O mais lembrado é o selo que indica a faixa etária inadequada para o brinquedo não ser usado, por exemplo, a proibição para crianças de 0-3 anos e que vem com o selo do INMETRO.
Quais são as informações localizadas no selo?
As informações localizadas no selo são:
- Número da certificação;
- Norma que regulamenta a aprovação do produto;
- Selo do INMETRO.
Veja também: Certificação de brinquedos importados: o que eu preciso saber?
Como a YesCert pode te ajudar na sua certificação de brinquedos
Portanto, todos os selos devem estar presentes na caixa da embalagem do produto e no manual de instruções. O manual deve estar também com o selo, pois ali estão as dicas necessárias para a montagem do produto e o INMETRO também certifica este material.
Todo este processo de certificação demanda muito foco e concentração para que nada saia do lugar. Mas, também, é preciso que a empresa continue funcionando sem intercorrências.
Conte com a Yes! Certificações para cuidar do seu produto entrar no mercado com qualidade, segurança e rapidez na certificação!
Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!