Qual a importância de certificar os brinquedos infantis?
A certificação de brinquedos no Brasil é feita de forma compulsória, ou seja, ela é obrigatória para todos os fabricantes e importadores que trabalham neste mercado. O selo de segurança garante que o produto esteja em condições para ser vendido no mercado.
Mas, mesmo assim, ainda são encontrados lotes de produtos sem a certificação de segurança do INMETRO, configurando uma infração contra a legislação nacional do setor.
Qual a importância de certificar os brinquedos antes de vendê-los?
A legislação atual, de 2016, dá um prazo de 24 meses para as empresas possam se adequar às novas determinações da portaria, porém isso não impede de que tanto as empresas quanto os importadores continuem submetendo seus produtos aos testes de qualidade do órgão certificador.
Não há uma estimativa fornecida pelo INMETRO em relação ao número de brinquedos apreendidos no total, mas na última megaoperação realizada para o Dia das Crianças de 2017, mais de 72 mil brinquedos foram apreendidos por apresentarem irregularidades, principalmente no descumprimento das especificações de fábrica.
Segurança em Brinquedos
Mas a maior preocupação, quanto dos órgãos de controle quanto das forças policiais, são os produtos que chegam ao Brasil via contrabando, principalmente da região da tríplice amizade, a partir do Paraguai entrando pela ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. Mas outros casos têm sido registrados nos portos pelo país.
O que reforça a importância de certificar os brinquedos INMETRO da sua empresa de forma a garantir a legalidade e não sofrer sanções cíveis. Lembrando que a multa que o fabricante pode tomar pela venda de produtos não especificados pode ir de R$ 100 até R$ 1,5 milhão.
Assista agora um vídeo sobre a importância da segurança em brinquedos.
Faça Certo – Segurança em brinquedos | Canal INMETRO
Tome cuidado ao certificar seu brinquedo
Por isso, tome alguns cuidados para que o processo de certificação não se torne uma dor de cabeça:
• Realize com frequência os testes de qualidade no produto, sempre fazendo as adequações necessárias para evitar que seu produto seja barrado pelo órgão certificador;
• Tenha todos os procedimentos de fabricação e os testes bem documentados para que todos tenham acesso para verificação e atualização;
• Tenha um sistema de Controle de Qualidade e Gestão atuante e que realize periodicamente a verificação e atualização de todos os procedimentos de montagem, fabricação, inspeção e controle do que está sendo feito para evitar surpresas indesejáveis;
• Mantenham todos os funcionários devidamente informados sobre mudanças e atualizações nos procedimentos;
• Se caso o produto não for aprovado para certificação, não se desespere. Reveja o que for preciso e corrija as alterações que forem solicitadas;
• Contrate uma empresa especializada para fazer todo o processo de certificação, economizando tempo e se dedicando a outras atividades;
Yes! Certificação de Produtos
Falando em empresa para cuidar da certificação de produtos, conte com a Yes! Profissionais especializados, experientes em tramitação de certificação de produtos e prontos para atender a sua necessidade. Conte conosco e ofereça brinquedos certificados com qualidade e garanta a diversão das crianças.
Leia mais sobre o assunto em nosso artigo Certificação de Brinquedos: Portaria 302/2021.
Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!