Como já tratamos aqui no blog, muitas empresas brasileiras contam com os produtos importados para se destacar no mercado, seja por variedade, qualidade, preço ou outro fator competitivo. A importação é um processo complexo, mas ela é apenas uma das etapas para obter os seus produtos antes de colocá-los para venda no país. Nesse meio tempo, existe ainda a necessidade de certificar os produtos importados.
A certificação de produtos é essencial para os aparelhos e equipamentos de telecomunicações, com responsabilidade da Anatel, e também para outros produtos, peças e materiais que estão na lista de certificação compulsória (obrigatória) junto ao Inmetro, a exemplo de brinquedos, peças automotivas, eletrodomésticos, material escolar, entre outros.
Mas se a importação de produtos e a certificação dos mesmos são dois processos diferentes, como eles devem acontecer? Qual é o momento certo de certificar produtos? Entenda essa questão nos próximos tópicos.
Como é feita a certificação de produtos?
Isso vai depender de qual produto você está importando, o que o direciona para as portarias específicas do órgãos já citados. Quando sua empresa encomenda produtos importados, é essencial contar com uma Licença de Importação já de antemão. A certificação de produtos é feita com a análise e testes específicos de amostras do item em laboratórios habilitados por cada órgão.
Os processos são diferentes entre Anatel e Inmetro, mas os dois compartilham a necessidade de certificar o produto importado antes mesmo que ele chegue no país. Não ter a devida certificação e registro do objeto pode refletir em confisco da mercadoria, um grande prejuízo para o seu negócio. Entenda um pouco mais sobre as especificações de cada órgão a seguir.
Inmetro e os modelos de certificação
Existem 7 modelos de avaliação da conformidade que podem ser acionados para o seu produto com registro obrigatório. O modelo 1b, por exemplo, é chamado ensaio de lote por analisar e liberar apenas os produtos de um único lote. Se sua empresa importar outro lote, ele deverá ser certificado novamente. Já os modelos de 2 a 5 fazem retiradas de amostras do produto no fabricante, o que gera certificações mais duradouras.
Com exceção do modelo 6, que é utilizado para sistemas, todos fazem a análise de amostras do produto. Mas existem aspectos específicos referentes aos produtos importados. Conheça-os diretamente no site do Inmetro.
Certificação e homologação Anatel
A Anatel responde pelos aparelhos com tecnologia de telecomunicação, como rádio, Wi-Fi, Bluetooth e outras. Logo, celulares e seus equipamentos, drones, rádios, controles remotos, TV box, cabos e outros devem passar pelo processo de certificação e homologação. Alguns produtos podem ser liberados apenas com a chamada Declaração de Conformidade, que dispensa os ensaios em laboratórios. Existem também os diferenciais para quem faz a importação de produtos para uso próprio.
Fornecedores para certificar produtos
Parece complicado, não é? Estes processos são complexos, e não cumpri-los traz resultados bastante indesejados para a saúde da sua empresa. Ainda assim, você quer vender – e pode fazer isso sem problemas com o apoio de parceiros! Existem empresas e profissionais especializados em lidar com todo tipo de trâmite e burocracia relacionados à certificação de produtos.
Assim é o nosso trabalho aqui na Yes! Além de te orientar, fazemos a ponte entre a sua empresa e produtos com os principais laboratórios, órgãos avaliadores e demais partes do processo para que você atenda todos os prazos e obtenha a sua certificação de forma rápida e descomplicada.
Preencha o formulário abaixo para que nossos consultores entre em contato e tirem suas dúvidas sobre a certificação de produtos importados.
Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!