class="post-template-default single single-post postid-4736 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

TV Box segurança do consumidor

TV Box: dicas para a segurança do consumidor

A televisão, há alguns anos, já não se limita apenas às grades de programação abertas ou dos canais fechados. Além dos aparelhos de VHS, DVD e, mais recentemente, o Blu-Ray, com a chegada dos serviços de streaming se fez necessário conectar as TVs diretamente com a internet. 

As chamadas Smart TVs já estão no mercado, com conexão na rede de Wi-Fi e aplicativos já inclusos para acompanhar os mais diversos serviços de streaming. Porém, estes aparelhos são mais caros e nada acessíveis para parte da população, que muitas vezes nem quer substituir suas televisões ainda funcionais. 

Então, quais são as opções do consumidor para conectar sua televisão à internet? Atualmente, a chamada TV Box é uma solução econômica e eficiente para transformar qualquer TV em smart. Mas, sendo um aparelho de telecomunicação com conexão Wi-Fi, o aparelho passa por certificação compulsória pela Anatel. Essa é uma garantia para a segurança do consumidor. 

Confira a seguir mais dicas para garantir que sua compra de TV Box é segura. 

Cuidado com falsificações 

Por ser um equipamento relativamente novo, objeto de importações por empresas brasileiras e também diretamente por consumidores finais, a TV Box está incluída na lista de produtos e objetos com ampla falsificação.  

Toda TV Box é um aparelho de telecomunicação e eletrônico, com conexão também na rede elétrica. Falsificações e produtos não avaliados e homologados representam riscos aos sistemas de internet e também ao consumo elétrico da sua residência.  

A dica aqui é pesquisar bem suas opções, principalmente ao pesquisar nas lojas virtuais, consultar avaliações de outros consumidores e também entrar em contato direto com o vendedor para tirar qualquer dúvida. 

Crime de pirataria 

Somado ao ponto anterior, muitos equipamentos de TV Box oferecem soluções que na verdade estão pirateando os canais fechados, fazendo o papel do já conhecido – e criminoso – “gatonet”. Então, vamos revisar: além de serem produtos que podem estar irregulares tanto por falsificação e/ou por falta de registro junto a Anatel, a TV Box também pode estar roubando transmissões privadas.  

A TV Box deve se limitar a oferecer a conexão da TV com a internet. O aparelho vem com seu próprio sistema operacional, geralmente uma versão do Android (Google), e controle remoto, permitindo a instalação de diversos aplicativos e serviços de streaming desejados. Ainda será necessário ter contas individuais em cada streaming, acessando com seu login. 

Para evitar esse tipo de problema, o próximo tópico é a melhor solução possível. 

Procure o Selo Anatel 

Se você pesquisar “TV Box” no Google agora mesmo encontrará notícias de apreensões de produtos em todo o país. Isso acontece justamente com os equipamentos que não são homologados e registrados pela Anatel. 

Para garantir sua segurança, procure produtos com o Selo Anatel. O órgão atua também na fiscalização dos equipamentos e redes de telecomunicações justamente para garantir a segurança de satélites, sistemas diversos (incluindo os de segurança nacional), do meio ambiente e também dos consumidores. O Selo deve trazer o número de registro do produto autorizado, e é possível pesquisar e validar este código no próprio site da Anatel. 

Quer saber mais sobre o tema e a necessidade de homologação dos produtos de telecomunicações? Saiba também quais produtos precisam ser certificados pela Anatel. 

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.