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Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): quais empresas devem implementar?

Enquanto consumidor, certamente você consegue se recordar de alguma situação em que precisou de suporte para tirar dúvidas ou registrar reclamações sobre um produto ou serviço. No Brasil, é um hábito comum que as empresas ofereçam, de forma interna ou terceirizada, o Serviço de Atendimento ao Cliente, ou simplesmente SAC.

Agora, enquanto empresário ou gestor, é importante se atentar para a necessidade de implementar um SAC em sua empresa, que é uma demanda obrigatória alinhada com os processos de certificação para seus produtos e serviços.

Esse sistema, conhecido também como ‘tratamento de reclamações’, é um requisito constante nas certificações Inmetro. Nos próximos tópicos, conheça mais detalhes sobre a implementação de SAC e algumas dicas para ter sucesso nesse projeto.

Tratamento de Reclamações Inmetro

Se você conferir a Portaria Inmetro referente ao seu produto com certificação compulsória (obrigatória), vai encontrar lá as instruções para conquistar seu Atestado de Conformidade. Um dos pontos que serão necessários neste processo de certificação de produtos é, justamente, estabelecer um programa e implementar o tratamento de reclamações, popularmente mais conhecido como Serviço de Atendimento ao Cliente ou ainda 0800.

Então, quais empresas devem contar com um SAC? Adiantamos que todas, embora muitas nem saibam dessa necessidade. Por isso destacam-se aquelas de serviços em segmentos já regulamentados, além dos negócios com produtos específicos. São exemplos:

  • Telefonia;
  • Companhias aéreas;
  • Bancos;
  • Planos de saúde e Seguros;
  • Fabricantes de brinquedos;
  • Eletrodomésticos;
  • Peças automotivas;
  • Carrinhos de bebê;
  • Indústria de alimentos;
  • Comércio online (e-commerce).

Entre outros tantos tipos de empresas. Apenas observe que nem todos aqui são relacionados à demanda do Inmetro e sua certificação de produtos, processos ou sistemas, mas sim com outras regulamentações sobre SAC.

Como criar e manter um SAC

Pois bem, o SAC previsto nas portarias foca no atendimento telefônico. Dependendo da estrutura do seu negócio, esse setor pode ser interno ou ainda é possível contratar uma prestadora desse tipo de serviço, terceirizando o atendimento e tratamento das reclamações, dúvidas e afins.

O sucesso depende do investimento em ferramentas adequadas e em treinamento da equipe que estará em contato direto com os consumidores. Observe que citamos ‘investimento’, pois o SAC e demais demandas dos órgãos regulamentadores devem ser considerados como melhorias em suas entregas.

Apoio na implementação de SAC

Como dissemos aqui, o Serviço de Atendimento ao Cliente oferecido por telefone e nos canais digitais é uma demanda do Inmetro, atrelada com a certificação compulsória de produtos diversos. Se sua empresa é fabricante ou apenas a distribuidora no Brasil, a obrigatoriedade é a mesma.

Um SAC deve ser padronizado e manter-se sempre atualizado e bem alinhado tanto com a empresa, seus produtos ou serviços e os clientes. Imagine que esse atendimento, além de cobrir com as obrigatoriedades relacionadas ao mercado, é um grande diferencial na satisfação dos seus clientes.

Assim como oferecemos nossa consultoria em todas as etapas do processo de certificação e registro de produtos no Inmetro, também podemos apoiar a sua empresa na demanda de implementação de tratamento de reclamações e SAC no geral. Fale com os especialistas da Yes! Preencha o formulário aqui no fim da página ou tire suas dúvidas no nosso WhatsApp (11) 97464-2778.

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