O Brasil possui diversos organismos que atuam no cumprimento da regulamentação sobre produtos fabricados no país e também importados, com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores e do meio ambiente, assim como a concorrência mais justa no mercado nacional.

Esse é o caso da Anatel, do Inmetro, da Anvisa e de tantos outros organismos que contam com profissionais de certificação de produtos que atuam em diferentes momentos e áreas do processo. Além destes, existem os profissionais dos organismos acreditados e também aqueles que prestam serviços de consultoria para o acompanhamento do processo. A seguir, saiba mais sobre quem são e o que fazem.

Técnicos em laboratórios

Para a avaliação de conformidade e todos os outros procedimentos, sejam eles realizados através de testes e ensaios ou análise de pedidos por Declaração de Conformidade, são necessários profissionais especializados em diversas áreas.

Sendo assim, no caso do Inmetro, os profissionais Técnicos em Metrologia e Qualidade podem ser especialistas em biologia, administração, contabilidade, edificações, elétrica, metrologia química e tantas outras áreas, com formações em cursos superiores, técnicos e tecnólogos.

A Anatel também conta com profissionais em cargos de especialistas e técnicos em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, que atendem às demandas das normas de regulação específicas sobre produtos e serviços de telecomunicações. 

OCPs e OCDs

Existem também os profissionais de certificação de produtos que atuam diretamente nos organismos acreditados pelo Inmetro e pela Anatel, respectivamente os Organismos de Certificação de Produtos (OCPs) e os Organismos de Certificação Designados (OCDs).

São nestes laboratórios, centros de pesquisas e universidades que acontecem efetivamente os testes de amostras e lotes de produtos, realizados por profissionais com conhecimentos e atribuições diversas.

O principal objetivo dos profissionais que atuam nos organismos acreditados e designados é avaliar o cumprimento dos requisitos mínimos e emitir pareceres, entre outras documentações, para que a empresa responsável possa requisitar o registro e homologação junto ao Inmetro e a Anatel.

Comitês

Com a participação de agentes externos e internos, Inmetro e Anatel também contam com comitês para discussão, revisão, aprovação e outras deliberações acerca da certificação de produtos no Brasil, como:

E outros projetos especiais para articulação entre a sociedade, indústrias, governo e órgãos reguladores responsáveis pela revisão e aprimoramento das normas e portarias.

Consultores para certificação

O processo começa antes mesmo de chegar às mãos dos profissionais de certificação dos organismos acreditados e reguladores. Nesse ponto, são os consultores para certificação que atuam junto a empresas em busca das melhores soluções em cada situação, prestando toda assistência e suporte diante a todas as demandas técnicas e burocráticas que envolvem o processo.

Independentemente do tipo de produto ou setor da sua empresa, é preciso avaliar criteriosamente o enquadramento do modelo de certificação mais adequado para garantir que não existam atrasos ou custos desnecessários que possam prejudicar os prazos de importação de seus produtos.

Para que você tome a decisão certa, não deixe de conferir o nosso material onde explicamos como escolher uma consultoria para certificação de produtos.

Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!