PORTARIA
038/2005 e 125/2006
As portarias 38/2005 e 125/2006 regulam a fabricação de bicicletas voltadas para o público infantil, na faixa etária até 07 anos de idade com parâmetros de segurança e manutenção para uso de longa duração.
Como envolve o uso de componentes e a fragilidade da faixa etária a qual o produto é destinado, a certificação é necessária para garantir a integridade física e a vida das crianças.
Modelos de certificação
Para a certificação de bicicletas infantis, são realizados ensaios de acompanhamento de segurança e eficiência energética, de acordo com o nível de confiança em cada produto com os seguintes modelos de certificação:
- Modelo de certificação 4 – Ensaios realização com amostras do comércio. Validade de 12 meses, sendo necessários novos ensaios de confirmação em 180 após a certificação;
- Modelo de certificação 5 – Ensaios de tipo, avaliação e aprovação do sistema de gestão de qualidade do fabricante, com acompanhamento das auditorias e amostras no fabricante e comércio. Válido por 12 meses e renovável pelo mesmo período;
- Modelo de certificação 7– Ensaio de lote, válido até o lote acabar.
Processo de certificação
Nós temos experiência em processo de certificação e gerenciamos todo o trâmite acompanhando os testes, analisando falhas, corrigindo erros e otimizando etapas para que suas bicicletas infantis possam receber a certificação.
Simplificando e reduzindo custos, prazos e oferecendo as melhores soluções em certificações, nós trabalhamos para o sucesso dos seus produtos. Converse conosco!
O que pode ser certificado?
A portaria determina que os produtos para certificação são determinados a partir da altura do seu quadro:
- Quadro abaixo de 43,5 cm- considerado brinquedo;
- Quadro entre 43,5 a 63,5cm – está dentro da faixa de bicicleta infantil, sendo incluída na portaria;
- Quadro acima de 63,5cm- considerada bicicleta de uso adulto.