PORTARIA INMETRO
004/2011
A portaria 004/2011 regula a fabricação de produtos voltados ao armazenamento e utilização de energia solar em estabelecimentos residenciais e comerciais com parâmetros de segurança e manutenção para uso de longa duração com qualidade.
Por envolver eletricidade e uso de materiais especiais, a certificação é necessária para evitar o risco à integridade física dos usuários.
Modelos de certificação
Para a certificação das placas solares são realizados ensaios de acompanhamento de produção e testes de eficiência energética, de acordo com o nível de confiança de cada produto. Essa avaliação segue o modelo:
- Teste de eficiência máxima do módulo fotovoltaico, analisando a razão entre potência máxima do módulo e o produto da área de irradiação;
- Produção mensal de energia, considerando que um mês tem 30 dias e um fator de segurança de 20%.
Processo de certificação
Nós temos experiência em processo de certificação e gerenciamos todo o trâmite acompanhando os testes, analisando falhas, corrigindo erros e otimizando etapas para que suas placas solares possam receber a certificação.
Simplificando e reduzindo custos, prazos e oferecendo as melhores soluções em certificações, nós trabalhamos para o sucesso dos seus produtos. Converse conosco!
O que pode ser certificado?
Para a certificação, são analisados os seguintes produtos ou acessórios:
- Módulo fotovoltaico;
- Controlador de carga e descarga de baterias;
- Bateria;
- Inversor para sistemas autônomos com potência nominal entre 5W e 10kW;
- Inversor para sistemas conectados à rede com potência nominal de até 10kW.