class="post-template-default single single-post postid-4724 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Placa de energia solar

Placa de energia solar: por que o painel fotovoltaico deve ser certificado?

Segurança e economia são objetivos comuns aos consumidores que buscam por opções de placa de energia solar e demais equipamentos, seja para uso doméstico ou em sistemas mais complexos.

Para assegurar que estes produtos atendam os requisitos mínimos para o funcionamento seguro e a eficiência energética, no Brasil, o Inmetro é o órgão regulamentador responsável pela certificação dos equipamentos para geração de energia solar e segue normas técnicas presentes na Portaria Inmetro nº 004/2011.

O painel solar fotovoltaico, ou placa solar, é composto por módulos de células fotovoltaicas para captação da radiação que posteriormente será convertida em energia elétrica. Este painel é o componente mais visível do sistema que possui ainda baterias, inversores e controladores de carga. Mas por que devo certificá-los? Entenda os motivos, a seguir.

Eficiência Energética

A começar, no Brasil a certificação de sistemas fotovoltaicos possui caráter compulsório, ou seja, fabricantes, importadores e demais responsáveis pela comercialização devem obrigatoriamente passar pelo processo de certificação Inmetro, que consiste na avaliação de conformidade com os requisitos técnicos.

A fim de garantir a eficiência energética destes painéis, são realizados testes que consideram a potência, tensão de carga e descarga, durabilidade e outros fatores específicos que possam afetar diretamente no desempenho. Lembrando que este tipo de equipamento também recebe, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Segurança

A segurança é outro ponto relevante avaliado sobre a conformidade com os parâmetros técnicos, já que os módulos compõem um sistema de geração de energia elétrica e são instalados na parte externa dos ambientes e, por isso, estão expostos a diferentes condições climáticas.

São realizados ensaios em laboratórios a fim de identificar eventuais falhas que possam prejudicar o funcionamento dos sistemas e colocar instaladores e consumidores finais em risco. Estes sendo os principais:

  • Tratamento prévio de 5 kWh/m2;
  • Inspeção Visual;
  • Determinação da potência máxima (Flash test);
  • Isolamento elétrico;
  • Resistência de isolamento em condições de umidade.

Competitividade

Os benefícios da certificação para painéis fotovoltaicos, assim como qualquer outro produto que passe pela avaliação de organismos de certificação, também beneficiam as empresas atestando ao mercado nacional e de exportação a confiabilidade por seguirem a legislação e os requisitos técnicos para qualidade.

Ademais, é preciso observar que o processo de certificação Inmetro cumpre etapas complexas que necessitam do enquadramento correto para que se obtenha as aprovações necessárias em tempo hábil. O contrário disso pode representar, na prática, custos excessivos com atrasos na liberação para comercialização desta categoria de produtos.

Como certificar painéis fotovoltaicos

A certificação de módulos fotovoltaicos e seus componentes segue os parâmetros estabelecidos pela Portaria Inmetro nº 004/2011, onde estão relacionados quais procedimentos devem ser seguidos para certificação desses componentes.

É importante que os interessados em iniciar esse processo mantenham a observância sobre o enquadramento correto do equipamento e às exigências da regulamentação para evitar erros que podem comprometer o andamento da certificação, atrasos e até mesmo invalidação.

Essas especificidades podem ser consultadas neste outro artigo sobre as características da certificação de sistemas e equipamentos de energia fotovoltaica.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.