INMETRO testa brinquedos piratas e alerta sobre perigos para as crianças
O INMETRO testa brinquedos piratas e os reprova, alertando sobre alguns perigos para as crianças.
“Riscos de sufocamento, perfuração da pele ou de ingerir pequenas peças são alguns dos motivos que levaram à reprovação dos falsificados”
Uma pesquisa mostrou que 3 em cada 10 brasileiros admitem comprar produtos piratas. O que mais atrai é o preço baixo. Mas a economia vale a pena? O INMETRO testou onze brinquedos, com nomes de personagens conhecidos da criançada, e descobriu que, apesar de baratos, eles trazem riscos para dentro de casa.
Abaixo disponibilizamos a lista dos onze brinquedos que foram reprovados pelo INMETRO:
- Avengers 2 (Vingadores 2);
- Chaves Animado;
- Dragon Ball Z;
- Justice League (Liga da Justiça);
- Macha and the Bear (Masha e o Urso);
- Minicraft IM;
- Miraculous;
- Moana;
- Ninja Turtles 2 (Tartarugas Ninjas 2);
- Pawpa Brave Dog (Patrulha Canina);
- Pokemon GO.
A INMETRO verificou que os componentes removíveis contidos nos brinquedos, destinados à crianças de 37 meses até 72 meses, contém partes pequenas. Sendo assim, o brinquedo foi advertência sobre seu uso.
Por isso, a certificação de brinquedos é indispensável: os produtos classificados como brinquedos, importados ou fabricados nacionalmente, só podem ser comercializados no Brasil após receberem a certificação junto à portaria INMETRO nº 321/2009. Afinal, o objetivo desta certificação é garantir a segurança dos produtos destinados para o uso de crianças de até 14 anos.
PORTARIAS
Leia mais sobre o assunto em nossos artigos:
Portaria 563/2016
Portaria 321/2009
Certifique com a Yes!
A certificação de produtos é uma dor de cabeça para muitos empreendedores, especialmente quando ela é obrigatória. Por se tratar de um processo extremamente burocrático, é importante contar com uma empresa especialista em certificação de produtos INMETRO. Então, se quer economizar tempo e dinheiro, conte com o suporte da Yes! Certificações.
Fonte (com adaptações): http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/12/inmetro-testa-brinquedos-piratas-e-alerta-sobre-perigos-para-criancas.html