class="post-template-default single single-post postid-1656 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

ISO 9001

Importância e benefícios da implantação e certificação da ISO 9001

Quando se fala na implantação da norma ISO 9001 em uma empresa, muitos veem a iniciativa como uma espécie de capricho por parte de sua direção. Tal visão, além de ultrapassada, revela desinformação. Hoje, quando as organizações disputam mercado em escala global, a busca pela qualidade se transformou em questão de sobrevivência. E isso vale para companhias, instituições ou órgãos públicos de qualquer área.

A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização – independentemente de seu ramo de atividade, setor ou tamanho. O foco das ações se concentra na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço. Para obter a certificação, a companhia deve cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias independentes.

Entenda, a seguir, os principais aspectos sobre a certificação ISO 9001, presente em mais 1 milhão de empresas em mais de 170 países, seus benefícios e também como certificar sua empresa. Boa leitura!

O que é a Certificação ISO 9001?

Começamos pelo essencial: o significado de ISO é a sigla para International Organization for Standardization, traduzida em português como Organização Internacional de Normatização. Trata-se de uma organização internacional que possui uma série de normas sobre a padronização de processos, produtos e serviços aplicáveis em empresas de diferentes setores e tamanhos.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição filiada à ISO, que estabelece uma série de normas técnicas para a padronização de produtos, serviços, processos e outros pontos que permitam comprovar o cumprimento dos requisitos internacionais.

A série ISO 9000 (até 9005) é um conjunto de normas que corresponde à implementação da gestão da qualidade em empresas. A principal e mais abrangente é a ISO 9001 que diz respeito ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e todas as ações promovidas internamente para garantir a qualidade de seus produtos e serviços, melhorias de desempenho e, consequentemente, o nível de satisfação de seus clientes.

A partir de algumas etapas que compreendem o diagnóstico, o planejamento, a implementação e auditoria final, são avaliados quesitos que envolvem o empenho de todos os profissionais e gestores de uma empresa, tendo em vista a necessidade de alinhar os procedimentos internos com a finalidade de melhoria contínua de todos os processos.

Certificação ISO e Inmetro

Aqui, vale ressaltar uma dúvida comum sobre organismos de certificação ISO 9001. No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) representante do International Accreditation Forum (IAF) e o responsável pela acreditação dos Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade (OCS) 

São os OCS, contratados pelas empresas interessadas em receber o selo ISO 9001, os responsáveis por conduzir e conceder a certificação de conformidade com base nas normas ABNT ISO 9001. É possível realizar a consulta do histórico de certificados já emitidos através do Sistema de Gerenciamento de Certificados (Certifiq). 

Portanto, o Inmetro não é o responsável direto por realizar a certificação ISO e, sim, por acreditar organismos que desempenham este papel. O Inmetro, por sua vez, realiza a certificação de produtos, em acordo com as regulamentações que determinam, através de portarias específicas com critérios mínimos para segurança e qualidade para o mercado consumidor. 

Cada família de produtos possui a sua portaria Inmetro e a obrigatoriedade, quando passíveis de certificação compulsória, ou não, quando em caráter voluntário. O processo de certificação Inmetro traz algumas exigências em relação à qualidade de produtos e processos que têm mais chances de serem atendidas pela empresa quando esta apresenta a Certificação ISO 9001 e este é mais um dos motivos para implementá-la em sua empresa. 

Quem pode ter ISO 9001?

A certificação ISO 9001 é aplicável a empresas de todos os portes e não apenas de maior ou menor tamanho. Sendo assim pequenas empresas também podem alinhar suas práticas internas para obtenção da certificação. O necessário aqui é ter processos bem estruturados e com foco na gestão eficiente da qualidade.

Para que isso seja possível, é necessário planejar e implementar ações que correspondam aos requisitos exigidos para certificação que obtida após uma auditoria de um órgão certificador. Vale a pena ressaltar a importância do preparo das empresas para a etapa final, onde são avaliados quesitos que envolvem a gestão da qualidade como o relacionamento com clientes, fornecedores e demais parceiros, a estrutura organizacional de liderança, o engajamento de colaboradores e a gestão de riscos como desvios, fraudes e outros pontos.

No acompanhamento de todo esse processo, principalmente para empresas que desejam conquistar a certificação pela primeira vez, o suporte de profissionais e consultorias especializadas em ISO 9001 é um importante recurso para ajudar a garantir que todos esses processos estejam alinhados.

Benefícios da Certificação ISO 9001 

Apresentar o certificado coloca a empresa em um patamar acima das demais. Demonstra que a companhia zela não só pela qualidade do produto ou do serviço, mas também pelo cumprimento de regulamentos, de legislações e de toda e qualquer exigência de caráter normativo.

A gestão de qualidade vai além da aplicação de novas regras de operação na empresa. Ela representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a direção, os funcionários, os fornecedores, os parceiros e os clientes. Entre os principais benefícios da certificação, destacam-se:

1- Imagem da organização

A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional. Mas se engana quem pensa que o produto é o foco. O elemento chave é a satisfação do cliente. Todo o esforço deve ser feito pensando nele. Já a clientela vê a companhia como uma organização antenada com práticas modernas.

2- Maior eficiência

A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.

3- Ganhos

Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação ISO 9001, a organização obtém otimização de tempo, recursos humanos e de insumos. A análise dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas.

4- Equipe

A busca pela qualidade total mobiliza todas as áreas da empresa – e em especial os funcionários. Treinamentos, capacitações e cursos fazem parte da rotina da companhia que quer obter a certificação. A cultura da gestão pela qualidade deve ser assimilada por cada empregado, assumindo a condição de tarefa cotidiana. Para tanto, a organização precisa mobilizar a sua força de trabalho. Já o funcionário se sente estimulado por integrar uma organização diferenciada, preocupada acima de tudo com a satisfação do cliente.

5 – Novos mercados

Muitas empresas só permitem o cadastramento de fornecedores que tenham o ISO 9001. Essa é uma tendência mundial e que ganha cada vez mais força no Brasil. A certificação abre as portas de novos mercados, com clientes exigentes e ávidos por produtos ou serviços de qualidade. Com isso, há maior probabilidade de crescimento de receitas.

Como obter a certificação ISO 9001: passo a passo

O processo de certificação ISO 9001 segue algumas etapas pré-definidas que correspondem desde a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas à auditoria oficial.

  • Diagnóstico – o primeiro passo é verificar qual o nível de maturidade da empresa em relação às exigências para obtenção do selo ISO 9001. Isso significa mapear todos os pontos que serão necessários para criar o escopo e implementar o SGQ, considerando todos os processos internos e agentes envolvidos.
  • Planejamento – corresponde às ações com foco na certificação, que incluem a definição de da equipe de gestão, ou comitê da qualidade, que se torna a principal responsável por implementar e dar continuidade aos processos determinados no SGQ. Cabe a esta equipe, cumprir o cronograma de atividades e que pode contar, para sua elaboração, com o suporte de consultorias externas, criar e implementar o plano de ação da empresa.
  • Implementação – durante a implementação das melhorias, é importante que todos os agentes internos da empresa, ou seja, os colaboradores sejam motivados e envolvidos nas ações necessárias, mapeadas nas etapas anteriores. Este é um fator primordial para implementação dos critérios exigidos para certificação ISO 9001, pois define o desempenho e cumprimento de metas em prol da qualidade de processos, produtos e serviços, seja na indústria ou no comércio.
  • Auditoria – o passo final rumo a obtenção do selo ISO 9001 corresponde a auditoria interna e não oficial que tem como objetivo principal verificar se os processos estão alinhados às exigências presentes nas normas técnicas para certificação. Uma vez identificadas as falhas, os ajustes necessários para correção são feitos e só então é contratado um OCS para certificação oficial, resultando na emissão do selo.
  • Emissão do certificado ISO 9001: a auditoria oficial realiza a avaliação do processo e documentos com os registros e a empresa recebe, por fim, o certificado ISO 9001, com validade internacional, desde que todos esses pontos estejam em acordo com as normas para validação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Qual a validade da ISO 9001? 

O certificado ISO 9001 tem prazo de validade de 3 anos e deve ser renovado através de um novo processo de auditoria, chamado de recertificação, no qual são avaliadas as melhorias implementadas neste período, tendo como elemento central o SGQ.

Quanto tempo leva para certificar ISO 9001?

Vários fatores são considerados no tempo que se leva para obter a certificação ISO 9001, como o tamanho da empresa, o comprometimento e envolvimento das lideranças e colaboradores e quais ações ou ferramentas de gestão da qualidade devem ser implementadas. Geralmente, esse período acontece entre 06 meses a 1 ano, dependendo, claro, de cada empresa e suas características.

Qual a última versão da ISO 9001?

A ISO 9001 passa, constantemente, por atualizações que visam aprimorar os procedimentos necessários para garantir um Sistema de Gestão da Qualidade mais eficiente em empresas. A versão mais atualizada é ISO 9001:2015 e, até aqui, já existiram as versões ISO 9001:1987, ISO 9001:1994, ISO 9001:2008.

A ISO 9001:2015, portanto, é a última versão atualizada das normas e trouxe mudanças no quesito de documentação de processos e registros exigidos para o sistema de gestão.

Consultoria para ISO 9001: como escolher

A consultoria para certificação ISO 9001 é especializada em atender demandas específicas para para implementação do SGQ, tendo profissionais orientados para garantia do cumprimento de requisitos das normas técnicas. A orientação e o suporte oferecidos por consultorias atua para verificar a conformidade e apontar quais os caminhos mais adequados para ajustes nos processos internos.

A escolha por esse tipo de serviço deve ser pautada pelo histórico da empresa e a experiência em lidar com a organização e gestão de documentos exigidos durante o processo de certificação.

A Yes! Certificações é uma consultoria especializada na certificação ISO 9001. Atuamos também para garantir a agilidade e eficiência na certificação de produtos junto ao Inmetro e Anatel. Nossos profissionais atuam para ajudar você a economizar tempo e dinheiro quando o assunto são certificações.

Sua empresa precisa de ajuda para certificações? Conheça mais sobre nossos serviços e tire suas dúvidas entrando em contato com a nossa equipe.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.