Importação de TV Box e o risco de apreensão do produto
Quem acompanha o mercado de tecnologia sabe que a TV Box é um produto cada vez mais procurado pelos consumidores. Isso porque o valor de uma TV Box é bem mais justo do que o de qualquer Smart TV, e assim a pessoa dispensa a compra de uma televisão nova apenas pela conexão com a internet.
E para atender essa demanda do mercado brasileiro, empreendedores e importadores encomendam grandes quantidades de TV Box diretamente da China e outros países para vender por aqui. E assim podem começar os problemas, afinal a TV Box é um produto com certificação e homologação obrigatória pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Se você pesquisar por notícias sobre TV Box, encontrará muitos registros de apreensão de produtos e até destruição dos mesmos pelos órgãos oficiais. Importar sem o devido planejamento e não cumprir com a homologação dos produtos é um grande prejuízo para qualquer empresa.
A seguir, entenda melhor sobre o risco de apreensão na importação de TV Box.
Apreensão pela Receita Federal
Em um caso recente, a Receita Federal apreendeu e destruiu mais de 160 mil aparelhos de TV Box piratas, acumulados na Alfândega entre Brasil e Paraguai durante 4 anos. Muitos produtos são configurados para, além de conectarem a televisão à rede Wi-Fi de internet, captarem também o sinal de satélite de canais privados, correspondendo ao já conhecido “gatonet”.
Além do crime de pirataria neste sentido, tais produtos tentaram entrar no país sem a devida homologação Anatel. Segundo estimativas da ABTA, a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, as TV Box piratas causam um prejuízo anual de R$ 9,5 bilhões em diversos setores do mercado nacional.
A própria Anatel também realiza inspeções de cargas nos portos e aeroportos. O não pagamento das devidas tributações de importações também autoriza a Polícia e a Receita Federal a apreender os produtos irregulares.
Dependendo do motivo e tipo da apreensão feita, será possível pagar uma multa e regularizar a situação para liberar seus importados. Se não, produtos falsificados e não homologados pelos respectivos órgãos reguladores são encaminhados para o descarte correto ou destruição.
Atenção antes de importar!
No caso, para fazer um bom negócio e evitar prejuízos em sua empresa, é essencial começar todo processo de certificação e homologação antes de importar. Com ela você também vai receber a autorização para comercializar os produtos de telecomunicações no país.
Você precisará de um contato direto com a empresa fabricante dos aparelhos, que deverá encaminhar manuais sobre o produto, amostras e também uma autorização para que o produto seja avaliado pelos Organismos de Certificação Designados (OCDs) aqui no Brasil.
O processo de homologação é burocrático, e pode espantar principalmente as pequenas empresas.
- Confira o nosso e-book e saiba Como escolher uma Consultoria para Certificação de Produtos
Se você quer importar TV Box ou qualquer outro produto, conheça as portarias oficiais, consulte outras empresas e avalie bem os seus fornecedores. Fazendo todo o processo corretamente, antes mesmo da chegada dos produtos em solo brasileiro, não há com o que se preocupar.
Aproveite e conheça também como os especialistas da Yes! Certificações podem ajudar sua empresa com a Certificação e Homologação de Produtos Anatel.