As empresas que buscam certificar e registrar seus produtos já devem conhecer bem a extensão dos procedimentos necessários até chegar a este objetivo. No Brasil, diferentes produtos ou tecnologias são regulamentados por órgãos específicos. Tratando da certificação de produtos junto ao Inmetro ou à Anatel, um ponto muito importante é o relacionamento com os fornecedores necessários para as mais diversas etapas de avaliação e registro.

Cada produto, e mesmo cada empresa, tem suas especificidades durante todo o processo de certificação, lidando com outras empresas e com laboratórios acreditados para conduzir as avaliações necessárias e emitir a documentação cobrada pelos órgãos regulamentadores. Estes são os fornecedores para quem precisa certificar seus produtos.

Nos próximos tópicos, entenda melhor por que e como fazer a gestão de fornecedores na certificação de seus produtos.

Principais fornecedores

Na certificação de produtos Inmetro, que engloba uma lista extensa de produtos avaliados pela sua qualidade e segurança, o seu fornecedor é conhecido por Organismo de Certificação de Produto (OCP). Estes são institutos e empresas autorizadas pelo Inmetro para conduzir os testes e mais avaliações necessárias para cada tipo de produto, processo ou matéria-prima, conforme instruções na portaria específica.

Já no caso dos produtos de telecomunicações, o fornecedor é um OCD, um dos Organismos de Certificação Designados (Anatel). Seu papel também é conduzir todas as avaliações para certificar o seu produto.

Responsabilidades na certificação de produtos

Se estes fornecedores atestam a qualidade do seu produto, é emitido um documento de certificação, mas o processo não acaba aqui! O próximo passo é registrar tudo, incluindo mais documentos específicos sobre o produto e sua empresa, diretamente nos sistemas digitais de cada órgão regulamentador.

Os institutos de avaliação não fazem essa ponte, então é essencial que sua empresa se organize para fazer os trâmites sem perder prazos ou outros pontos importantes. Lembre-se que também é de sua responsabilidade providenciar amostras para os testes, o pagamento das taxas em todas as etapas, adequação do produto em caso de rejeição e também a elaboração dos documentos, manuais e licenças para importação.

Como fazer a gestão de fornecedores na certificação

Sabendo disso, a gestão de todas estas partes pode parecer um grande desafio. A principal dica, você certamente já sabe, é ter conhecimento de todo o processo de certificação para se organizar e prestar atenção em todas etapas e demandas.

Você tem liberdade para contratar o organismo acreditado/autorizado que desejar, e eles estão distribuídos em todo o país e organizados conforme produtos e tecnologias mais específicos. Neste ponto, é interessante pesquisar bem relações de experiência, custo-benefício, qualidade no atendimento etc.

A comunicação direta é sua melhor aliada para ter sucesso na gestão e no relacionamento com seus fornecedores.

Consultoria para Certificação de Produtos

Para empresas que ainda não conhecem os processos da certificação compulsória, é recomendável consultar outros empreendedores e também empresas especializadas neste tipo de procedimento.

Existem consultorias e profissionais que agregam muita experiência tanto na gestão de fornecedores como também no encaminhamento de todas etapas, demandas e mais exigências da certificação de produtos. Você pode contratar uma consultoria e ficar mais tranquilo sabendo que existe uma equipe orientando todas as decisões e responsabilidades na certificação e registro dos seus produtos.

Se esta opção parece viável, confira também como contratar uma consultoria para certificação de produtos.

Leia também sobre Certificação Inmetro e Anatel.

Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!