class="post-template-default single single-post postid-4608 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

fornecedor certificação produtos

Fornecedor para Certificação de Produtos: 5 dicas para escolher o melhor

A certificação de produtos é essencial para quem quer entrar no mercado brasileiro, e por vezes até mesmo para os mercados estrangeiros. Ela é o que garante que o consumidor está acessando produtos seguros.

Dependendo da produção, dos componentes e da destinação final de cada produto, existem diferentes órgãos certificadores, entre Inmetro, Anvisa, Anatel e outros. Um ponto a ser observado é que tais órgãos têm seus diferentes organismos acreditados, sendo empresas fornecedoras para diferentes etapas do processo de certificação.

Continue lendo para conhecer 5 dicas sobre como escolher os melhores fornecedores para a certificação de produtos.

Pesquise a portaria relacionada ao seu produto

Diferentes produtos devem atender à diferentes regulamentações. Cada portaria emitida por um órgão regulamentador se refere a um tipo de produto ou a uma família de materiais, componentes, tecnologias e afins. Quando estiver se preparando para certificar seu produto, pesquise bastante para encontrar e entender a portaria específica aplicável no seu caso.

Esta portaria é um documento que orienta sobre o melhor modelo para a certificação, os principais pontos de avaliação, procedimentos necessários durante o processo e outros pontos. Ao conhecer bem como é a certificação do seu produto em específico, comece a procurar pelos fornecedores.

Busque por referências

Caso conheça outras empresas ou pessoas que já fizeram a certificação, consulte-as para saber mais sobre a experiência e também para consultar referências de fornecedores. Mesmo que encontre um fornecedor em uma pesquisa online, consulte outros canais para garantir de que se trata de uma empresa séria e confiável. 

Uma dica é pesquisar online consultando também ferramentas de avaliação sobre a empresa, como nas redes sociais, Reclame Aqui, etc. 

Verifique o registro junto ao órgão 

Um dos caminhos mais seguros para encontrar um órgão avaliador ou outro fornecedor para a certificação dos seus produtos é consultando diretamente a lista elaborada por cada agência nacional. Existem listas dos chamados “organismos acreditados” – a exemplo dos OCPs (Inmetro) e OCDs (Anatel) –  que já organiza os fornecedores também por localização e número de registro. Atenção apenas para checar e garantir que os fornecedores apresentados continuem com registro ativo junto ao órgão responsável.

Entenda os prazos

É importante já saber quais são os prazos médios para o cumprimento de cada etapa da certificação e também compará-los com o seu tempo disponível antes de importar um produto, por exemplo. Entenda os prazos da certificação também para encontrar fornecedores que cumpram as datas definidas e que garantam o sucesso do seu processo, visto que atrasos não são tolerados.

Conheça as especialidades 

Por fim, antes de escolher fornecedores verifique se eles tratam de algum produto específico. Existem empresas que tratam só de peças e equipamentos automotivos, outras que priorizam componentes de iluminação e eletricidade, etc. Contar com uma maior experiência no seu tipo de produto é um diferencial positivo.

Para escolher seus fornecedores no processo de certificação de produtos vale mais uma dica: respeite seu orçamento. Existem riscos reais ao optar por uma empresa de avaliação apenas considerando o menor preço. Outro ponto é que muitas empresas sofrem com problemas neste processo, justamente pela complexidade e numerosidade de etapas, fornecedores e órgãos envolvidos. 

Desde 2013, a Yes! Certificações é uma consultoria especializada em apoiar e agilizar a certificação de produtos tanto para Inmetro como para Anatel. Para liberar seus produtos sem burocracia e preocupações, entre em contato com a gente. 

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.