Entenda a certificação para Kit Transmissão | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      [email protected]

certificação para Kit Transmissão

Entenda a certificação para Kit Transmissão

O Kit Transmissão de motocicletas é composto por alguns componentes específicos, chamados de coroa, pinhão e corrente, sendo o responsável por levar a potência do motor até a roda traseira de maneira eficiente e segura, garantindo uma pilotagem mais fácil e sem riscos.

O Kit e seus componentes, por impactarem diretamente na operação das motocicletas e na segurança do condutor e do trânsito, entraram no radar de atenção do Inmetro e também da ABNT. Ambos órgãos, então, prepararam documentação técnica e regulamentações para padronizar tais produtos e assim entregar ao mercado nacional apenas os produtos mais seguros.

O Kit Transmissão tem certificação compulsória pelo Inmetro, com portarias específicas relativas a cada peça. Neste artigo, vamos trazer mais informações sobre a certificação de Kit Transmissão para motocicletas.

Peças do Kit Transmissão

Tratando da documentação e orientações relativas à certificação e registro do Inmetro, as correntes foram regulamentadas com a Portaria Inmetro Nº 357/2018, as coroas com a Nº 358/2018 e o pinhão com a Nº 359/2018. Note, então, que cada peça desse kit tem suas respectivas orientações e recebem certificações individuais.

As regras se aplicam para produtos fabricados nacionalmente ou importados, e inclusive existem mais componentes automotivos e peças para motocicletas que possuem certificação compulsória ou voluntária pelo Inmetro, mas aqui seguiremos com foco no Kit Transmissão.

O segundo ponto importante para conhecimento é a Portaria Inmetro Nº 123/2014, que traz os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos de Motocicletas, Motonetas, Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos.

Como funciona a certificação Inmetro?

Seguindo os requisitos e instruções listados na Portaria 123/2014, os componentes do Kit Transmissão devem ser avaliados e certificados por um Organismo de Certificação de Produto (OCP), e somente com o Atestado de Conformidade pode seguir para o Registro de Objeto juntamente ao Inmetro. No texto completo da Portaria é possível encontrar as orientações também para a comunicação necessária nas embalagens de cada produto devidamente registrado, que sempre levarão o Selo Inmetro correspondente.

Quanto aos modelos de certificação que podem ser utilizados para o Kit Transmissão, os principais são:

  • Modelo 1b (Ensaio de lote): É avaliado um lote específico de produtos, onde são realizados ensaios conforme a quantidade de itens. Neste modelo não há auditoria nem manutenção, pois a certificação só é válida especificamente para o lote produzido e registrado.
  • Modelo 5: São realizados ensaios nos produtos e uma auditoria presencial na fábrica, avaliando ainda o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Em qualquer modelo de certificação, a empresa também passa por auditoria do tratamento de reclamações (SAC) anualmente.

Certificar Kit Transmissão

Para concluir essa discussão, é importante alinhar que o responsável por entrar com o processo de certificação de produtos é o próprio fabricante ou importador. Somente depois da certificação e registro Inmetro as peças do Kit Transmissão podem ser comercializadas sem riscos ao negócio e principalmente aos consumidores.

Se você precisa certificar, organize-se! Conheça as portarias e busque por fornecedores de confiança. Confira também nossas 4 dicas para agilizar a certificação de seus produtos, e se tiver dúvidas envie-nos uma mensagem com o formulário aqui abaixo!

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2436
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP