class="post-template-default single single-post postid-4920 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Certificação de Brinquedos de pelúcia

Diferenciais na Certificação de Brinquedos de pelúcia

Conforme a Portaria Inmetro nº 563/2016, os brinquedos são produtos com certificação compulsória pelo Inmetro, ou seja, com avaliação obrigatória e a necessidade de entrar com o processo de Registro de Objeto.

Todo brinquedo abrangido no Regulamento deve ser fabricado, importado, distribuído e comercializado de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança e saúde da criança. É interessante consultar o texto completo desta portaria para entender que tipo de produtos e componentes se enquadram na chamada certificação de brinquedos.

Um exemplo, justamente um que pode causar muitas dúvidas, é sobre a certificação de brinquedos de pelúcia. Desde os bichinhos até as versões de livros infantis que utilizam esse material, todos esses produtos voltados ao público infantil precisam de certificação e registro visando uma utilização adequada e segura quando nas mãos dos pequenos.

Nos próximos tópicos, apresentamos algumas características da certificação Inmetro de brinquedos com destaque para os possíveis diferenciais tratando dos brinquedos de pelúcia. Acompanhe!

Modelos de certificação para brinquedos

Os principais ensaios realizados para avaliar brinquedos são os de segurança e resistência dos materiais, de acordo com o nível de confiança em cada produto. Com isso em mente, fica fácil imaginar como pelúcias são testadas para analisar como e quando rasgam, se soltam fibras, etc.

Estes são os modelos de certificação viáveis para a certificação de brinquedos:

Modelo de certificação 2: Ensaios de tipo de amostras no mercado e no fabricante, avaliação contínua de manutenção. Validade de 36 meses, reavaliado a cada 6 meses para manutenção e renovável pelo mesmo período duas vezes;

Modelo de certificação 5: Ensaios de tipo de amostras do fabricante com auditoria do sistema de gestão de qualidade e amostras do comércio. Validade de 48 meses, reavaliado a cada 12 meses para manutenção e renovável pelo mesmo período;

Modelo de certificação 1b: Ensaio de lote, com amostra total ou parcial no lote produzido, validade indeterminada até que o mesmo acabe.

Observando essas opções, podemos identificar que existem modelos adequados para importadores, para fabricantes grandes e até mesmo para produtores artesanais. Neste ponto, vale destacar ainda que mesmo os artesãos de pelúcias ou outros brinquedos educativos (em madeira, por exemplo) precisam se enquadrar no Regulamento para certificar seus produtos.

O que o Inmetro diz sobre os brinquedos de pelúcia?

Para conhecimento, trouxemos aqui trechos de conteúdo do próprio Inmetro tratando da regulamentação e certificação de brinquedos. Para começar, é interessante observar como os brinquedos em pelúcia aparecem na Portaria 563/2016, em seu Anexo A:

13) Bonecas e bichinhos de primeira idade:
Bonecas feitas em tecidos com roupas fixas e animais em tecido (não em pelúcia).

20) Brinquedos de pelúcia ou tecido:
Brinquedos confeccionados em pelúcia ou tecido, independente do tamanho.

34) Brinquedo macio com enchimento:
Brinquedo macio preenchido com tecido, espuma ou outro material macio.

Isso ajuda a eliminar dúvidas sobre qual é o material em avaliação, mesmo que todos os brinquedos estejam sob a certificação compulsória. Outro ponto interessante, este apresentado na página Perguntas frequentes – Requisitos para Brinquedos:

“Almofadas são consideradas brinquedo?
Almofadas não fazem parte do escopo do regulamento técnico para brinquedos e, portanto, estão isentas da certificação compulsória para o produto. Porém, de acordo com o item 34 do Anexo A da Portaria Inmetro nº 563/2016, aqueles produtos, similares a almofadas, com formato específico, como de personagens ou bichos, por exemplo, são considerados brinquedos pelo fato de se enquadrarem no escopo de brinquedos macios, assim como as pelúcias, se diferenciando apenas pelo material.”

Interessante, não? Esperamos que este artigo tenha entregue as informações essenciais para o sucesso dos seus negócios. Se tiver dúvidas sobre a Certificação Inmetro, entre em contato com a equipe da Yes! no formulário abaixo ou no nosso WhatsApp!

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.