class="post-template-default single single-post postid-4715 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

equipamentos para gerar energia solar

Conheça os equipamentos para gerar energia solar

O mercado brasileiro cada vez mais reconhece a viabilidade de métodos alternativos para obtenção de energia elétrica. A energia solar ainda se destaca por ser acessível e possível de forma individual e independente de sistemas, públicos ou privados, mais complexos. Além de ser mais ecológico, a energia fotovoltaica representa uma economia nas despesas com eletricidade – desde que tudo parta de um investimento inicial nos equipamentos de energia solar.  

Se fala, inclusive, no kit de energia solar para instalações domésticas. Isso porque existem diversas peças e equipamentos necessários para concluir o sistema e deixá-lo funcionando. Um benefício é o fato de que todos equipamentos têm fácil manutenção e a estimativa é que eles durem 25 anos, mas ainda será necessário contar com um projeto e a instalação providos por profissionais como engenheiros e técnicos em sistemas fotovoltaicos para garantir a qualidade. 

Mais um ponto de observação é o fato de que as peças e equipamentos de sistema fotovoltaico são regulamentados por portarias Inmetro, assim sendo objetos de certificação compulsória (obrigatória) junto ao órgão. Isso garante qualidade e segurança para o consumidor.   

A seguir, listamos os equipamentos necessários para gerar energia solar, assim você conhece as peças e pode aprofundar suas pesquisas. Vamos lá? 

Painéis fotovoltaicos 

Também conhecidos por painel ou placa solar, estes equipamentos são os responsáveis pela captação dos raios solares e conversão em energia elétrica. Mais especificamente, existem três tipos de módulos fotovoltaicos, sendo os de monocristalino, policristalino e filme fino. Isso implica em diferentes materiais para as células fotovoltaicas, mas não em mudanças significativas quanto ao funcionamento dos equipamentos. 

Nas instalações residenciais, os painéis geralmente são instalados no telhado, onde a incidência solar é mais direta. Periodicamente, principalmente quando não há chuva, é necessário limpar as placas para retirar folhas, poeira e detritos que possam afetar no desempenho e na manutenção do sistema. 

Inversores 

O inversor solar, inversor de frequência ou inversor fotovoltaico é a peça específica para converter a energia captada para aquela utilizada nos equipamentos eletrônicos e mais instalações elétricas do ambiente. O inversor transforma a corrente contínua em alternada, de acordo com a necessidade da instalação entre 110 ou 220 volts. Essa peça também ajusta a tensão e evita picos no funcionamento do sistema. 

Se o sistema fotovoltaico for conectado à rede elétrica, o inversor também envia o excedente não consumido para lá. Nos sistemas off-grid, fora dessa rede de eletricidade pública, o inversor pode enviar o excedente para baterias próprias. 

Bateria 

Por fim, existem as baterias de sistema fotovoltaico, utilizadas justamente para armazenar parte da produção e garantir o abastecimento mesmo quando o tempo estiver nublado e pela noite. Com exceção das baterias de automóveis, muitos modelos são aceitos e adequados ao sistema de energia solar, a exemplo das estacionárias, baterias OPzS, AGM e baterias de gel. A melhor será aquela orientada pelos profissionais que elaboram o projeto do seu sistema. 

Existem ainda equipamentos próprios para fixar as placas solares e manter todos os elementos do sistema bem afixados, assim como cabos, controladores e o string box com DPS (dispositivo de proteção contra surtos) próprios para garantir a segurança do sistema fotovoltaico e também da utilização desta eletricidade. 

Como já citamos, todas estas peças devem ser certificadas pelo Inmetro. Aproveite e conheça também as características da certificação de sistemas e equipamentos de energia fotovoltaica. 

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.