class="post-template-default single single-post postid-4718 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

certificação Inmetro para ar-condicionado

Como funciona a certificação Inmetro para ar-condicionado?

Nas residências, prédios públicos e pontos comerciais do país, o ar-condicionado já é um equipamento indispensável para o conforto térmico e até mesmo para a segurança e melhor manutenção de sistemas e equipamentos eletrônicos. Qualquer aparelho classificado como condicionador de ar só pode ser comercializado no Brasil com a devida certificação do Inmetro, essa com caráter compulsório (obrigatório) conforme a Portaria nº 007/2011.  

Os principais fabricantes e fornecedores de ar-condicionado já cumprem com as demandas de Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) e à Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, um ponto associado a todos eletrodomésticos e muitos outros equipamentos com alimentação elétrica. 

Mas afinal, o procedimento de avaliação e certificação Inmetro para o ar-condicionado é tão diferente assim? Nos próximos tópicos, apresentamos as características desse processo e também algumas atualizações recentes em relação a certificação dos condicionadores de ar. Confira!  

O que é avaliado na certificação de ar-condicionado? 

De modo geral, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) trata da avaliação da conformidade e posteriormente à certificação de produtos específicos, a maioria deles relacionados a equipamentos e componentes que podem trazer algum risco ao consumidor, ao meio ambiente e ao mercado nacional em geral.  

Como qualquer outro eletrodoméstico, os aparelhos de ar-condicionado são avaliados para verificar a segurança de seus componentes e materiais, a segurança elétrica, as funcionalidades oferecidas (a exemplo do modo stand by) e principalmente a eficiência energética do equipamento.  

Ainda vale destacar que nem todos os tipos de aparelho estão contemplados na Portaria nº 007/2011. O foco é na avaliação da conformidade dos condicionadores de tipo monobloco, de janela ou de parede, com corpo único, ou split (Hi-Wall, piso-teto ou cassete), todos com capacidade de refrigeração de até 17,58 kW (60.000 BTU/h). 

Estes contam com etiquetagem compulsória em atendimento ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) através da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Não entram nesta portaria os aparelhos de ar-condicionado tipo duto ou multi split, e nem mesmo os condicionadores de veículos. 

Confira todos os procedimentos e detalhes da avaliação e certificação para ar-condicionado na íntegra da Portaria Inmetro nº007/2011. 

Eficiência energética e PBE 

Em 2020, uma nova portaria incrementou o Programa Brasileiro de Etiquetagem para os condicionadores de ar. Um dos principais motivos para essa atualização foi a percepção de que muitos equipamentos recebiam a classificação de eficiência energética ‘A’ mesmo sem corresponder com a eficiência desejada, e assim não sendo nada econômicos. Aparelhos com tecnologia inverter (mais econômico e estável) eram avaliados com os mesmos parâmetros dos aparelhos convencionais. 

Com a publicação da Portaria Inmetro nº 234/2020, foi elaborada uma nova metodologia de avaliação e testes da eficiência energética dos aparelhos de ar-condicionado. Estes agora focam para que os aparelhos inverter sejam testados em carga plena e também parcial, além de considerar novos fatores como o clima brasileiro e a frequência de utilização do aparelho em diferentes temperaturas. 

Estas mudanças trouxeram também uma atualização visual na ENCE, conforme o infográfico preparado pelo Inmetro: 

IMAGEM

Imagem original do Inmetro 

Os fabricantes têm até dezembro de 2022 para se adequar a estas mudanças. Até lá, os equipamentos circularão no mercado com os dois tipos de etiqueta. 

Além da ENCE, e ainda relacionada à certificação Inmetro, os aparelhos recebem também o Selo PROCEL. Saiba mais sobre esta etiqueta e fique à vontade para nos consultar em caso de dúvidas sobre avaliações Inmetro e registro de objetos junto ao órgão.  

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.