class="post-template-default single single-post postid-4754 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

certificação de produtos

Certificadora Inmetro: como encontrar os fornecedores para sua certificação de produtos

O Sistema Brasileiro de Certificação (SBC) cumpre o papel de garantir que a certificação de produtos seja realizada com base nas normas técnicas regulamentadas no país, considerando sua importância como indicador sobre a qualidade e segurança de produtos, processos e serviços.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é a instituição responsável pela acreditação, que por definição tem-se como o  “reconhecimento formal, concedido por um organismo autorizado, de que uma entidade tem competência técnica para realizar serviços específicos.”, neste caso, dos Organismos de Certificação de Produtos (OCP).

Sendo assim, os OCPs cumprem, por sua vez, a função de conduzir as atividades de certificação de conformidade e de treinamento de pessoas. Além destes, existem outros fornecedores de certificação envolvidos e, nos próximos tópicos, você poderá entender como encontrá-los.

Conheça as portarias Inmetro

O primeiro passo, fundamental para a certificação de produtos, é o enquadramento, ou seja, a identificação da portaria Inmetro a qual se refere o respectivo produto. Essas portarias constam de todos os procedimentos, organismos e etapas necessárias para avaliação de conformidade e obtenção da certificação.

Já neste momento inicial, tanto para produtos com certificação compulsória como para aqueles que podem ser certificados voluntariamente, o suporte técnico é fundamental para garantir o enquadramento correto. O contrário a isso, pode gerar atrasos e prejuízos ao seu negócio. Para consultar a lista completa, veja esta página com todas as portarias Inmetro.

Descubra as especialidades

Cada Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro possui especialidades técnicas que podem variar conforme os procedimentos necessários para avaliação de conformidade aos critérios estabelecidos nas portarias, para cada categoria de produto atendida por esse fornecedor. Trata-se de um laboratório ou centro de pesquisa designado para conduzir e emitir pareceres técnicos acerca das normas de segurança.

Sendo assim, para encontrar o OCP mais adequado, é necessário pesquisar por suas especialidades e já estar com o escopo de certificação alinhado.

Pesquise referências e certificações

Como para qualquer outro tipo de fornecedor para sua empresa, pesquisar sobre referências de outros clientes e respectivos tipos de certificação de produtos já atendidas é um guia fundamental para entender a capacidade de suprir demandas referentes ao seu produto.

Durante o processo de certificação é comum se deparar com um alto volume de documentos e outras solicitações que podem exigir conhecimentos técnicos pouco habituais para a maioria das empresas. Neste ponto, vale a pena também verificar as certificações técnicas de cada fornecedor.

Conte com a consultoria para certificação

O serviço de consultoria para certificação de produtos junto ao Inmetro é um dos diferenciais que pode contribuir para garantir um processo tranquilo e eficiente para você e sua empresa.

Dos primeiros passos até a gestão de comunicação entre todos os demais fornecedores, necessária para o andamento do processo, a consultoria especializada encontrará e apresentará as soluções mais adequadas para evitar atrasos e prejuízos que podem impactar diretamente sobre o seu negócio.

Saiba mais sobre esse serviço e tire suas dúvidas sobre como contratar uma consultoria para certificação de produtos.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.