class="post-template-default single single-post postid-4911 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Certificação Inmetro e a etapa de auditoria da fábrica

Certificação Inmetro e a etapa de auditoria da fábrica

Dentro do objetivo de conquistar a certificação Inmetro para seus produtos, o empresário deve ter ciência sobre todas etapas do processo e conhecer, minimamente, a portaria e o documento RAC (Regulamento de Avaliação da Conformidade) relativo ao seu produto. Sendo o próprio fabricante ou importando de fornecedores estrangeiros, é essencial certificar para vender com segurança e agregar qualidade e inovação no mercado brasileiro.

Para alguns casos de certificação compulsória, conforme descrito no próprio RAC da família de produtos, o modelo de certificação para gerar o Atestado de Conformidade exige a auditoria da fábrica e do chamado SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

Leia também:

Essa etapa de auditoria de fábrica acontece tanto para negócios no país como em empresas no exterior. Certificações internacionais como a ISO 9001 complementam essa demanda, mas não dispensam o trabalho dos auditores. Essa verificação da fábrica e processos produtivos, assim como do sistema, podem ser revisadas periodicamente, como forma de manutenção da sua certificação de produto.

A seguir, entenda mais detalhes sobre a auditoria de fábrica para obter sua Certificação de Produtos Inmetro.

Modelos de Certificação Inmetro

Existem sete modelos de certificação diferentes para certificação de produtos ou processos. Aqui, destacamos aqueles que incluem a etapa de auditoria da fábrica, seja pontual ou periódica. São eles:

Modelo de Certificação 2: Ensaios em amostras retiradas no fabricante, seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto no mercado. As Avaliações de Manutenção têm por objetivo verificar se os itens produzidos após a atestação da conformidade inicial (emissão do Certificado da Conformidade) permanecem conformes.

Modelo de Certificação 3: Ensaios em amostras retiradas no fabricante seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto na fábrica. A manutenção pode incluir a avaliação periódica do processo produtivo.

Modelo de Certificação 4: Ensaios em amostras retiradas no fabricante seguido de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostras do produto na fábrica e no comércio, combinados ou alternadamente, para realização das atividades de avaliação da conformidade. A manutenção pode incluir a avaliação periódica do processo produtivo.

Modelo de Certificação 5: Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante, incluindo auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade, seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto na fábrica e/ou no comércio. A manutenção inclui a avaliação periódica do processo produtivo, ou a auditoria do SGQ, ou ambos.

Como é a auditoria de fábrica?

Uma equipe profissional, parte de uma empresa acreditada pelo Inmetro, vai vistoriar pessoalmente a fábrica ou local de produção do seu produto em questão. Os auditores seguem um roteiro de inspeção específico, e podem também levar questões pontuais para a gestão do negócio. Nos casos de produtos importados, geralmente é contratada uma equipe de auditoria local para essa inspeção da fábrica.

Essa auditoria também emite um relatório resultante de todas as questões avaliadas. Para conquistar seu atestado para a certificação do produto, pode ser necessário ajustar ou adaptar os pontos levantados pelo profissional.

Leia também:

Suporte na Certificação de Produtos

Certamente você reconhece a importância de certificar seus produtos para se posicionar no mercado e focar no crescimento de sua empresa. Todo processo de avaliação, certificação e registro de um produto ou serviço é complexo, e a burocracia brasileira também já deve ser conhecida por aí.

Um ponto para considerar na sua certificação de produtos é que sua empresa não precisa tocar esse processo sozinha. Existem profissionais e consultorias com especialização e experiência em providenciar todas as demandas da certificação Inmetro ou mesmo da homologação Anatel. Gestão de documentos e fornecedores, acompanhamento jurídico, atendimento de prazos e mais velocidade no processo de certificação são especialidades da Yes! Certificações.

Tire suas dúvidas com nossos consultores! Entre em contato no formulário aqui abaixo ou envie sua mensagem no nosso WhatsApp (11) 97464-2778.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.