class="post-template-default single single-post postid-4666 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Certificação Inmetro

Certificação Inmetro: diferenciais do ensaio de lote

Quem precisa fazer a certificação de produtos junto ao Inmetro, principalmente nos casos de certificação compulsória, vai encontrar muitos termos e informações relacionados a esse processo. Um exemplo é a existência de diferentes modelos de certificação de produtos, processos e/ou serviços. A escolha do modelo adequado para dar entrada no programa de Avaliação de Conformidade é essencial para ter sucesso na sua certificação e posterior registro de objeto. 

Isso existe na certificação Inmetro porque o órgão é responsável pelo registro de uma extensa lista de produtos, processos de sistemas de gestão e qualidade. Existem diversos modelos de avaliação. A escolha é determinada dependendo do produto em si, do meio de fabricação, das matérias primas, do tamanho da empresa, da quantidade de produtos entre outros fatores. 

Neste artigo tratamos de um modelo específico, conhecido como ensaio de lote.  

O Modelo de Certificação 1b 

Conforme descrição na página do Inmetro, existem os modelos de certificação 1a e 1b, seguidos do 2 ao 6. O modelo 1b é o nosso interesse aqui. Ele é descrito oficialmente como: 

“Ensaio de lote. Esse modelo envolve a certificação de um lote de produtos. O número de unidades a serem ensaiadas pode ser uma parcela do lote, coletada de forma aleatória, ou até mesmo, o número total de unidades do lote (ensaio 100%). O Certificado de Conformidade é restrito ao lote certificado.” 

Ou seja, ao contrário dos demais modelos, com exceção do 1a que trata de uma certificação unitária, o 1b faz a certificação para um lote inteiro de produtos, porém apenas para o lote, e não para futuras produções ou importações do mesmo tipo. 

O que é o ensaio de lote? 

Ensaios são os testes e avaliações realizadas com amostras do produto, ou com todos os produtos do lote, como citado acima. Assim como todas etapas da certificação de produtos, os ensaios são realizados por outras empresas e organizações independentes devidamente acreditadas pelo Inmetro. São laboratórios e centros de pesquisa que contam com estrutura adequada para realizar os testes necessários para cada tipo de produto. 

Neste modelo de avaliação, um lote inteiro é certificado e registrado, e você poderá vender todos produtos, sejam nacionais ou importados, sem problemas. Mas, depois que o lote acabar, sua certificação também expirou. Para futuros lotes será necessário fazer o mesmo processo. 

Por que escolher este modelo? 

Este modelo de certificação Inmetro tem seus prós e contras. Um benefício é que ele atende bem às necessidades de pequenas empresas, que podem testar os produtos antes de fazer uma produção ou importação maior. Ele também é mais simples e rápido, já que dispensa avaliações de sistemas. E por não ser tão duradouro, dispensa também as manutenções periódicas. 

Porém, se a sua empresa produz ou importa mais do que um lote do produto, esse formato não é o ideal. 

Optar por um modelo de certificação é apenas um dos passos. Aproveite este novo conhecimento e baixe o nosso ebook exclusivo Certificação INMETRO: o passo a passo completo 

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.