Características da certificação de Sistemas e Equipamentos de Energia Fotovoltaica
A expansão do mercado de energia solar representa uma oportunidade para empresas que trabalham com sistemas e equipamentos de Energia Fotovoltaica. Para oferecer produtos como módulos, inversores, controladores de carga e baterias que compõem o sistema fotovoltáico, é necessário passar pelo processo de certificação Inmetro.
Regulamentada pela portaria Inmetro nº 004/2011, a certificação para placas solares contém normas técnicas e orientações para testes e análises que visam garantir, entre outros aspectos, a segurança para o consumidor e a eficiência energética do produto.
Veja algumas das características da certificação de sistemas e equipamentos de Energia Fotovoltaica.
Avaliação de Conformidade
Todos os produtos regulamentados por esta Portaria, passam por avaliações específicas que incluem ensaios e outros aspectos presentes nos Requisitos de Avaliação de Conformidade, de acordo com as categorias que se enquadram. São elas:
- Módulos Fotovoltaicos;
- Controladores de carga e descarga;
- Inversores para sistemas fotovoltaicos autônomos;
- Inversores para sistemas fotovoltaicos conectados à rede;
- Baterias.
No processo de certificação, a Avaliação de Conformidade tem como objetivo comparar as características do equipamento com os requisitos técnicos exigidos para que o produto cumpra com os padrões mínimos de eficiência energética para funcionamento correto. Para consultar o RAC, acesse a portaria Inmetro nº 004/2011.
Etiquetagem
Os produtos de energia solar, com a aprovação da Avaliação de Conformidade e demais etapas da certificação e registro Inmetro, recebem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). A certificação é compulsória, ou seja, independentemente se fabricados no Brasil ou exterior, só podem ser comercializados com a ENCE, sob risco de penalidades.
Nela, está indicada, entre outras informações, a classificação pelas letras (A, B, C, D ou E) correspondente à eficiência energética do módulo.
Normas Internacionais
O Inmetro também considera critérios internacionais na avaliação de conformidade de produtos que são voltados para a produção e armazenamento de energia solar. A International Electrotechnical Commission (IEC) é a Comissão Eletrotécnica Internacional para padronização de tecnologias e componentes.
São adotados ensaios previstos nas normas internacionais IEC 61215 e IEC 61646, aplicados em amostras de 2 módulos fotovoltaicos (mesmo modelo e características) com envio das amostras ao laboratório acreditado e/ou designado, pelo INMETRO.
São feitos alguns ensaios como teste de resistência UV, desempenho do painel solar em baixa irradiância, teste de resistência contra granizo e outros para determinar se os índices correspondem ao esperado.
Como certificar Sistemas e Equipamentos de Energia Fotovoltaica
Para conquistar a certificação Inmetro para sistemas e equipamentos de energia fotovoltaica, é necessário realizar o enquadramento correto do produto, com base nas categorias descritas na regulamentação. Este primeiro passo é fundamental para que o processo transcorra sem interrupções ou atrasos, visando sempre as aprovações em tempo ágil e com economia.
Conte com a equipe de especialistas da Yes! Certificações. Solicite sua proposta e saiba como podemos ajudar na certificação de placas solares ou via WhatsApp.