class="post-template-default single single-post postid-4694 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Sistemas e Equipamentos de Energia Fotovoltaica

Características da certificação de Sistemas e Equipamentos de Energia Fotovoltaica

A expansão do mercado de energia solar representa uma oportunidade para empresas que trabalham com sistemas e equipamentos de Energia Fotovoltaica. Para oferecer produtos como módulos, inversores, controladores de carga e baterias que compõem o sistema fotovoltáico, é necessário passar pelo processo de certificação Inmetro.

Regulamentada pela portaria Inmetro nº 004/2011, a certificação para placas solares contém normas técnicas e orientações para testes e análises que visam garantir, entre outros aspectos, a segurança para o consumidor e a eficiência energética do produto.

Veja algumas das características da certificação de sistemas e equipamentos de Energia Fotovoltaica.

Avaliação de Conformidade

Todos os produtos regulamentados por esta Portaria, passam por avaliações específicas que incluem ensaios e outros aspectos presentes nos Requisitos de Avaliação de Conformidade, de acordo com as categorias que se enquadram. São elas:

  • Módulos Fotovoltaicos;
  • Controladores de carga e descarga;
  • Inversores para sistemas fotovoltaicos autônomos;
  • Inversores para sistemas fotovoltaicos conectados à rede;
  • Baterias.

No processo de certificação, a Avaliação de Conformidade tem como objetivo comparar as características do equipamento com os requisitos técnicos exigidos para que o produto cumpra com os padrões mínimos de eficiência energética para funcionamento correto. Para consultar o RAC, acesse a portaria Inmetro nº 004/2011.

Etiquetagem

Os produtos de energia solar, com a aprovação da Avaliação de Conformidade e demais etapas da certificação e registro Inmetro, recebem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). A certificação é compulsória, ou seja, independentemente se fabricados no Brasil ou exterior, só podem ser comercializados com a ENCE, sob risco de penalidades.

Nela, está indicada, entre outras informações, a classificação pelas letras  (A, B, C, D ou E)  correspondente à eficiência energética do módulo. 

Normas Internacionais

O Inmetro também considera critérios internacionais na avaliação de conformidade de produtos que são voltados para a produção e armazenamento de energia solar. A International Electrotechnical Commission (IEC) é a Comissão Eletrotécnica Internacional para padronização de tecnologias e componentes. 

São adotados ensaios previstos nas normas internacionais IEC 61215 e IEC 61646, aplicados em amostras de 2 módulos fotovoltaicos (mesmo modelo e características) com envio das amostras ao laboratório acreditado e/ou designado, pelo INMETRO.

São feitos alguns ensaios como teste de resistência UV, desempenho do painel solar em baixa irradiância, teste de resistência contra granizo e outros para determinar se os índices correspondem ao esperado.

Como certificar Sistemas e Equipamentos de Energia Fotovoltaica

Para conquistar a certificação Inmetro para sistemas e equipamentos de energia fotovoltaica, é necessário realizar o enquadramento correto do produto, com base nas categorias descritas na regulamentação. Este primeiro passo é fundamental para que o processo transcorra sem interrupções ou atrasos, visando sempre as aprovações em tempo ágil e com economia.

Conte com a equipe de especialistas da Yes! Certificações. Solicite sua proposta e saiba como podemos ajudar na certificação de placas solares  ou via WhatsApp.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.