class="post-template-default single single-post postid-4696 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Sistema de Gestão da Qualidade

A importância do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em sua empresa

As empresas brasileiras que buscam se destacar no mercado, seja o nacional ou internacional, e obter todas certificações necessárias para fabricar e/ou distribuir seus produtos, processos ou serviços com segurança, precisa conhecer o Sistema de Gestão de Qualidade. Muitas vezes referido apenas com a sigla SGQ, este é um programa implementado nas empresas para planificar e garantir a qualidade em diversos elementos e etapas de trabalho. 

O Sistema de Gestão da Qualidade é um fator competitivo e se faz indispensável para muitos procedimentos comuns na administração de empresas. Nos próximos tópicos, conheça mais sobre o SGQ, seus procedimentos e a importância de implantá-lo em seu negócio.

O que é SGQ?

Um Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto de elementos, atividades e procedimentos interligados com o objetivo de aprimorar processos internos e conquistar a melhoria constante, focando também em melhores entregas e atendimentos para os clientes. A Gestão da Qualidade se faz necessária seguindo também a ISO 9000, elaborada em 1987 pela Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization). A ISO 9001:2015, utilizada atualmente no Brasil, é o nome amplo para o conjunto de normas técnicas 9000, 9001, 9002, 9003 e 9004, cada qual cobrindo um dos pontos importantes e necessários em um Sistema de Gestão da Qualidade.

Para não estender este conteúdo além do necessário, indicamos que você procure as especificidades de cada norma. Saiba, também, que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são os órgãos nacionais envolvidos nesta relação, justamente por manterem regulamentos e normas que padronizam produtos, materiais, procedimentos e tudo mais.

Garantir a qualidade de processos, serviços e produtos se faz necessário para a empresa e seus clientes. Dentro do SGQ, existem tarefas relacionadas à políticas e procedimentos internos, desde o engajamento de funcionários e o compartilhamento de informações até a padronização de equipamentos. Para isso, será necessário identificar todos os processos da empresa e esquematiza-los, identificando os indicadores de qualidade e cobrindo as etapas cobradas no momento de certificação ISO 9000.

Elementos do SGQ

Como já mostramos aqui, um SGQ nada mais é do que uma política interna para padronizar e normatizar as operações e processos de uma empresa. Nele, considerando também a ISO 9000 que apresentamos acima, devem ser considerados os seguintes elementos:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Engajamento das pessoas;
  4. Abordagem de processos;
  5. Melhoria contínua;
  6. Tomada de decisões com base em evidências;
  7. Gestão de relacionamento com fornecedores.

Tudo isso deve ser devidamente documentado e registrado para fins de comprovação e certificação. Especificamente nos tópicos de processos, que são todas as atividades promovidas pela empresa, se faz necessário identificar:

  1. Entradas e saídas;
  2. Componentes (ou partes) que interagem organizadamente;
  3. Princípios básicos de funcionamento;
  4. Objetivos;
  5. Realimentação.

Importância do Sistema de Gestão da Qualidade 

Já apontamos aqui alguns dos pontos que destacam a necessidade e a importância do SGQ dentro de uma empresa. Se destacar pela qualidade é um fator competitivo, e ter reconhecimento sobre isso pode ser um fator crucial para fechar mais parcerias de negócio. Tratando dos produtos, ao contar com uma boa gestão da qualidade, ficará mais fácil sua empresa pode obter a certificação ISO 9000 e a própria certificação dos produtos necessária para registro no Inmetro. 

Dentro do Sistema, por exemplo, estão dispostas questões sobre a necessidade de oferecer assistência técnica e também um serviço de atendimento ao cliente (SAC) para o seu público. Em comum, os produtos com certificação compulsória pelo Inmetro também exigem a implantação de SAC e tratamento de reclamações dentro da empresa para então registrar seus produtos.

Agora que você conheceu o Sistema de Gestão da Qualidade e sua importância, conheça também como podemos apoiar sua empresa no momento de implementar o tratamento de reclamações. Em caso de dúvidas, fique à vontade para consultar a Yes! Certificações aqui pelo site ou no WhatsApp.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.