class="post-template-default single single-post postid-4726 single-format-standard">

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

certificação de componentes e produtos automotivos

A importância da certificação de componentes e produtos automotivos

O setor automotivo tem participação de 22% no PIB da indústria brasileira e está entre os mais importantes do mundo. Parte dessa gigante área da economia são as indústrias que fornecem componentes e produtos automotivos utilizados na fabricação de carros, motocicletas, máquinas agrárias, tratores, caminhões e afins.

Diante da necessidade de garantir a qualidade e a segurança entregues ao consumidor, a certificação de componentes automotivos e produtos da categoria é obrigatória junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos para que a fabricação, importação e comercialização dos produtos seja permita em território nacional.

Entenda, a seguir, quais são esses produtos e as vantagens em certificá-los.

Componentes automotivos para certificação

O Inmetro dispõe de portarias que regulamentam os critérios técnicos para avaliação de conformidade de produtos, com parâmetros que visam assegurar o consumidor contra acidentes e outros danos causados pela falta de segurança. Para componentes e produtos automotivos, existem portarias específicas que descrevem todas as etapas, ensaios, testes e outros tipos de avaliações necessárias para que o produto seja certificado em acordo a conformidade às normas técnicas.

A Portaria Inmetro nº 301/2011 é o principal instrumento que regula a fabricação de amortecedores de suspensão em veículos automotores e motocicletas, com parâmetros de segurança e manutenção para uso de longa duração. Também estão incluídos produtos como pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, buzina utilizada em veículos rodoviários automotores, lâmpadas para veículos automotivos e bomba elétrica de combustível para motores do ciclo Otto.

Existe ainda a Portaria Inmetro 55/2014 que regulamenta a certificação para materiais de atrito para freios de veículos rodoviários (pastilhas e lonas), a Portaria Inmetro299/2012, específica para baterias de chumbo-ácido para veículos automotores, e a Portaria Inmetro nº 268/2013 refere-se a certificação de terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e terminais axiais.

Etapas de certificação

Cumprido o primeiro passo, onde é verificado em qual portaria se enquadra o tipo de componente e produto, é necessário prosseguir com as etapas de avaliação de conformidade que passa pelo envio e avaliação de documentos, auditoria, seleção de amostras para testes em laboratórios até chegar ao registro do objeto e emissão do certificado junto ao Inmetro.

Trata-se de um processo complexo e que pode representar atrasos e invalidações durante as etapas, elevando os custos e o tempo para que o produto seja comercializado, quando não planejado e executado corretamente. A fim de evitar prejuízos, vale a pena contar com uma consultoria para certificação.

Benefícios da certificação

Além de estar em conformidade com os requisitos mínimos de qualidade e, consequentemente, com a respectiva legislação, produtos automotivos certificados oferecem:

  • Garantia de segurança e desempenho para consumidores;
  • Menor custo com multas e punições decorrentes de irregularidades;
  • Respeitabilidade e confiança da marca;
  • Vantagem competitiva de mercado nacional e internacional.

Precisa certificar produtos e componentes automotivos com agilidade e eficiência? Conte com a expertise dos profissionais da Yes! Certificações. Solicite o contato de nossos consultores.

Entre em
CONTATO

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

        NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.