Os brinquedos importados estão presentes em todo o país, sendo 80% de toda a importação vinda da China. Só que estes produtos vêm para o Brasil sem a certificação do INMETRO. Seja nacional ou importado, a certificação de brinquedo é obrigatória a todas as empresas e pessoas que trazem estas mercadorias para ser vendidas no comércio nacional.

Mas o que pode parecer uma coisa simples pode se tornar um problema bem sério que pode comprometer as finanças da sua empresa e gerar sérios transtornos para os envolvidos. Os brinquedos estão classificados no capítulo 95 da Tarifa Externa Comum e a principal cobrança feita para quem importa os produtos é em relação à segurança contra acidentes, analisando todos os riscos que possam existir no uso normal e a preservação física dos mesmos.

O INMETRO é responsável por emitir a certificação compulsória de produtos importados, em que os produtos passam por ensaios físicos, químicos, mecânicos, de inflamabilidade, e riscos elétricos dentro da Norma NM 300/2002.

Por isso, é importante que o importador fique atento para tomar todas as preocupações para não ter a sua mercadoria retida na alfândega e precisar gastar dinheiro e tempo para resolver o seu problema.

Assista agora um vídeo sobre a importância da segurança em brinquedos.
Faça Certo – Segurança em brinquedos | Canal INMETRO

Importação sem complicação

Para que os produtos sejam comercializados, é preciso entender e ficar de olho nos 3 passos necessários para não tenha problemas na hora da importação:

• Órgão Certificador. É preciso que o importador procure um organismo de certificação de produtos que irá formular uma consulta ao INMETRO para saber se o brinquedo precisará ou não de uma certificação baseado no memorial descritivo, onde estão as informações sobre matéria-prima, fotos e etc.

• Testes de qualidade. A obrigatoriedade de uma amostra para que houvesse a compra deliberadamente pelo importador foi retirada pela legislação. Agora é utilizado o sistema 07 de avaliação, onde cada amostra de cada lote de produto é analisado e dá a certificação específica.

• Documentação. Após a aprovação, disponibilize toda a documentação aduaneira para que nenhuma restrição seja aplicada no seu produto e o processo seja simplificado. Faça o Licenciamento de Importação com antecedência para simplificar todo o processo.

Certifique com a Yes!

Com isso, os produtos chegam com certificação e disponíveis para ser vendidos no mercado nacional. O processo pode parecer difícil, mas com a ajuda da Yes! Certificações será uma tarefa fácil. Nossa equipe tem experiência em processo aduaneiro e vai te ajudar em todas as fases do processo. Certifique seus brinquedos importados conosco!

PORTARIAS

Leia mais sobre o assunto em nossos artigos:

Portaria 302/2021

Entre em contato e veja como seu produto será certificado rapidamente com uma gestão profissional para que você possa focar nos seus negócios. Faça sua cotação e certifique seus brinquedos!

Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!